As fotos do fechamento do caixão do Papa Francisco foram divulgadas pelo Vaticano nesta sexta-feira (25). Após encerramento do velório, o caixão foi fechado em cerimônica privada na Basílica de São Pedro. No velório, encerrado ao público na tarde desta sexta, cerca de 250 mil pessoas passaram pelo local para homenagear o Papa Francisco.
Tradição
De acordo com a tradição, o Papa Francisco será sepultado junto de moedas, medalhas e a ata da cerimônia. Algumas orações foram feitas em latim, junto de cânticos e leituras de passagens bíblicas. Durante o rito, presidido pelo Cardeal Camerlengo, o Mestre das Celebrações Litúrgicas fez a leitura do "Rogito" (Escritura), que foi colocado dentro do caixão no final da cerimônia.
Parentes
Além das pessoas indicadas na Notificação do Departamento de Celebrações Litúrgicas, alguns parentes do Papa também participaram do rito. A celebração, conduzida de acordo com as prescrições do "Ordo Exsequiarum Romani Pontificis", terminou às 21h (horário local).
Atos
O arcebispo Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas, comandou o ato, começando com a leitura em latim de uma ata cuja cópia será assinada pelos clérigos presentes à cerimônia. Depois, Ravelli estendeu um véu de seda branca sobre o rosto de Francisco e o benzeu com água benta. O arcebispo vai por as moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado no caixão, a ata contendo o selo do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. Depois, o caixão de zinco recebeu a tampa onde estão a cruz, o brasão do papa e a placa com o nome do pontífice. Nela também estarão registrados seu tempo de vida e de papado.
Selo
O caixão de zinco então será soldado e receberá os selos do camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Vaticano. Depois, o caixão de madeira deve ser fechado, na tampa estará a cruz e o brasão de Francisco. O selo ao caixão marca o fim do velório na Basílica de São Pedro.
Noite de sexta
Durante a noite, o Cabido de São Pedro assegurará uma presença de oração e vigília junto ao corpo do Pontífice, até os preparativos para a Santa Missa neste sábado (26) pela manhã.
Funeral
No sábado (26), com o caixão fechado, o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, iniciará o funeral celebrando a Missa das Exéquias, a partir das 5h (horário de Brasília), 10h (horário local), na Praça de São Pedro. Este será o primeiro dia do Novendiali (novenário), que são os nove dias de luto e orações em honra ao papa, na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro. (Fonte: CNN e Vatican News)