Com a missão de repatriar brasileiros, o terceiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea de Brasília com destino a Israel, na tarde desta terça-feira, 10. A aeronave é um modelo KC-390, fabricado no Brasil pela Embraer, e está equipada com uma tripulação de 17 pessoas, incluindo dois médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos. Em Tel Aviv, 60 brasileiros serão embarcados.
O plano de voo prevê paradas técnicas em Recife, Cabo Verde e Roma. Na capital italiana, o avião partirá na manhã de quarta-feira (11) rumo a Tel Aviv. A Base Aérea de Brasília está preparada para receber a primeira leva de repatriados brasileiros. Um cargueiro KC-30, com 211 passageiros e tripulação a bordo, decolou hoje do aeroporto de Tel Aviv e tem previsão de aterrissagem em Brasília por volta das 4h.
A FAB disponibilizou uma área para que a imprensa possa acompanhar a operação de resgate dos brasileiros, que conta com a participação dos militares. Além disso, um segundo cargueiro KC-30, também com capacidade para transportar 211 passageiros, chegou a Roma nesta tarde e está previsto para aterrissar em Tel Aviv amanhã pela manhã. A Embaixada do Brasil em Israel recebeu pedidos de mais de 1,7 mil pessoas interessadas em deixar o Oriente Médio.
A situação em Israel é delicada, pois o país está em estado de guerra devido a ataques de comandos palestinos ligados ao grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza. Esses ataques começaram no sábado (7) e estão sendo retaliados com pesado bombardeio das forças israelenses à Gaza.
Na madrugada desta quarta-feira, 11, o primeiro dos seis aviões que o governo federal enviou para resgatar brasileiros que estão na área de confronto entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio, deixou de Tel Aviv pouco depois das 14 horas,com 211 passageiros.