SEÇÕES

Presidente do México é considerada persona non grata por Congresso do Peru

Em maio de 2023, o Parlamento do país aprovou uma medida semelhante contra o ex-presidente Andrés Manuel López Obrador por suas “declarações inaceitáveis”

Claudia Sheinbaum | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O Congresso do Peru declarou a presidente do México, Claudia Sheinbaum, persona non grata nesta quinta-feira (6), citando o que considera "interferência inaceitável nos assuntos internos do país".  Sheinbaum é a segunda chefe de Estado a ser declarada persona non grata pelo Congresso peruano.

Em maio de 2023, o Parlamento do país aprovou uma medida semelhante contra o ex-presidente Andrés Manuel López Obrador por suas "declarações inaceitáveis", que, segundo a decisão, constituíram "uma violação do princípio da não interferência" após ele ter expressado apoio ao ex-presidente Pedro Castillo. 

CONFLITOS POLÍTICOS 

O governo peruano deve anunciar nesta sexta-feira (07) se concederá ou não salvo-conduto a Betsy Chávez, ex-primeira-ministra durante o governo de Pedro Castillo, conforme declarou o presidente peruano, José Jerí, à CNN.

Chávez encontra-se atualmente sob asilo na residência da embaixada mexicana no Peru, anunciou o Ministério das Relações Exteriores peruano na segunda-feira (3).

Após confirmar a informação, o ministro das Relações Exteriores Hugo de Zela anunciou a decisão do governo peruano de romper relações diplomáticas com o México.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também