Policia japonesa admite falhas na segurança de Shinzo Abe, morto a tiros

O chefe da polícia de Nara, Tomoaki Onizuka prometeu uma vasta investigação sobre o caso e “tomar todas as medidas necessárias”.

Polícia admite falhas na segurança de Shinzo Abe | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O chefe da polícia de Nara, no oeste do Japão, afirmou hoje que falhas "inegáveis" ocorreram no dispositivo de segurança do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe. Em pleno comício eleitoral, o ex-premiê foi morto a tiros ontem, em um incidente que chocou o país.

"Acho que não há dúvidas que existiram problemas nas medidas de guarda e de segurança do ex-primeiro-ministro Abe", disse o chefe da polícia de Nara, Tomoaki Onizuka. Ele prometeu uma vasta investigação sobre o caso e "tomar todas as medidas necessárias".

Polícia admite falhas na segurança de Shinzo Abe (Foto: Divulgação)As mídias japonesas mostraram hoje a entrada do carro fúnebre na residência da família Abe, em Tóquio, na companhia de Akie, esposa do ex-premiê. O veículo deixou nesta manhã o hospital de Kashihara, perto de Nara, para onde Abe foi levado ontem após a agressão.

Leia Mais

O ex-premiê, de 67 anos, foi alvo de tiros durante um comício eleitoral e morreu no hospital horas depois. Apesar dos esforços da equipe médica, Abe, que foi atingido por duas balas no pescoço, não resistiu aos ferimentos.

O agressor, Tetsuya Yamagami, de 41 anos é um ex-membro da marinha japonesa, atualmente desempregado. Segundo as autoridades, ele admitiu ter visado Abe deliberadamente, utilizando uma arma "aparentemente de fabricação caseira". O homem disse acreditar que o ex-premiê fazia parte de uma organização da qual queria se vingar, mas sem especificar o nome dela. Alguns jornais japoneses evocaram um grupo religioso, mas a informação não foi confirmada pela polícia.

O velório de Shinzo Abe será realizado na segunda-feira (11) e o funeral, na terça (12), em presença apenas da família e de pessoas próximas do ex-premiê.

Viúva Akie Abe, volta para casa em um carro funerário transportando o corpo de seu marido (Foto: Reprodução)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES