O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, ordenou um ataque direto a Israel em retaliação ao assassinato do chefe do gabinete político do Hamas, Ismail Haniyeh. Fontes disseram ao New York Times que Khamenei está furioso com o assassinato em Teerã e quer uma resposta imediata.
ORDEM EMERGENCIAL
O Líder Supremo deu a ordem em uma reunião de emergência do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã esta manhã, após o anúncio de que Haniyeh havia sido morto.
Isso foi revelado por três oficiais iranianos, dois dos quais são membros da Guarda Revolucionária. Seus nomes não são conhecidos publicamente. O Irã prometeu uma “resposta dura e dolorosa” ao ataque com foguetes a uma instalação de veteranos no norte de Teerã.
Khamenei também disse “vingar o sangue de Haniyeh é nosso dever”.
ISRAEL NÃO NEGOU ATAQUE
Israel não reconheceu nem negou o ataque, mas o país tem um longo histórico de matar inimigos no exterior, incluindo cientistas nucleares e comandantes militares iranianos, de acordo com o New York Times.
Atualmente, não está claro como exatamente o Irã responderá e se ele calibrará novamente seu ataque para evitar uma escalada.
Autoridades militares iranianas estariam considerando um ataque usando drones e mísseis contra alvos militares perto de Tel Aviv e Haifa, evitando áreas civis.
As autoridades iranianas disseram que também estão considerando um ataque coordenado do Irã e de outras frentes onde há forças aliadas, incluindo Iêmen, Síria e Iraque, para obter o efeito máximo.