A rede McDonald's é processada por um homem do Colorado, nos EUA, em razão do surto de E. coli relacionado aos hambúrgueres Quarter Pounder (conhecido como Quarterão no Brasil), que resultou na morte de uma pessoa e deixou quase 50 doentes. O processo foi aberto na quarta (23) no Tribunal do Circuito Estadual do Condado de Cook, em Illinois
Processo
O autor da ação é Eric Stelly, que alega ter contraído E. coli após consumir um lanche no McDonald's de Greeley, no Colorado, no dia 4 de outubro. De acordo com o processo, as autoridades de saúde do Colorado confirmaram que a infecção de Stelly está diretamente relacionada ao surto. Mesmo morando em Greeley, ele decidiu processar o McDonald's em Chicago, local onde a sede da empresa está localizada.
Indenização
Na ação, o autor busca uma indenização de mais de US$ 50 mil, alegando negligência por parte da rede de fast food no manuseio dos alimentos. Após a divulgação do surto, as ações do McDonald's na bolsa de valores sofreram uma queda significativa.
Voz da empresa
Em resposta ao surto, Joe Erlinger, presidente do McDonald's nos Estados Unidos, afirmou que a empresa precisa recuperar a confiança do público. Para isso, o item relacionado ao surto foi retirado de quase 3 mil dos 14 mil restaurantes da rede nos EUA. O surto afetou principalmente pessoas no oeste e centro-oeste do país, com uma morte confirmada e 10 hospitalizações graves, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Vítimas
O advogado de Stelly, Ron Simon, revelou que está representando outras 15 vítimas do surto. Enquanto isso, o CDC e o McDonald's continuam investigando os fornecedores de cebolas e carne para identificar a origem da contaminação. As primeiras suspeitas apontam para as cebolas em tiras usadas nos hambúrgueres como a provável causa, embora as autoridades também estejam testando amostras de carne para verificar a presença da bactéria E. coli.
Cepa
O Departamento de Agricultura dos EUA destacou que as cebolas são a fonte mais provável do surto, embora ainda estejam realizando testes mais aprofundados para confirmar a hipótese. A cepa de E. coli O157, responsável por esse surto no McDonald's, é a mesma envolvida em um incidente ocorrido em 1993 no Jack in the Box, que resultou na morte de quatro crianças.