Nessa segunda-feira (8), a polícia peruana informou que o corpo de um alpinista americano desaparecido há 22 anos foi encontrado mumificado enquanto escalava a montanha mais alta do Peru. William Stampfl foi declarado desaparecido em junho de 2002 após ser soterrado por uma avalanche no monte Huascarán, que possui 6.757 metros de altitude e está localizado na região de Áncash, a cerca de 400 km de Lima.
CORPO AINDA COM ROUPAS
O corpo estava vestido e em bom estado de conservação, sendo encontrado a uma altitude de 5.200 metros, próximo ao acampamento base um do Huascarán, uma área conhecida por suas fendas e considerada perigosa, segundo o relatório da polícia.
LOCALIZAÇÃO DO CORPO
O múmia só foi encontrada devido ao derretimento das geleiras, um fenômeno atribuído às mudanças climáticas. Stampfl estava equipado com roupas de escalada, arnês e botas, e foi identificado pelos socorristas através de seu passaporte dos Estados Unidos encontrado entre seus pertences. Ele tinha 59 anos na época do desaparecimento.
As condições extremamente frias do Huascarán, com temperaturas que podem alcançar -19°C durante a noite, contribuíram para a preservação do corpo desde 2002. Recentemente, em junho, um escalador italiano que sofreu um acidente na montanha de Cashan, com 5.716 metros de altura, também foi encontrado.