SEÇÕES

Governador do Texas ordena prisão de democratas que boicotaram votação eleitoral

A decisão de Abbott veio após a Câmara de Representantes do Texas — controlada pelos republicanos — aprovar na segunda-feira a emissão de mandados de prisão contra dezenas de legisladores ausentes

Governador do Texas ordena prisão de democratas que boicotaram votação eleitoral | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O governador do Texas, Greg Abbott, ordenou que autoridades estaduais localizem e prendam parlamentares democratas que deixaram o estado para impedir a votação de um plano de redesenho dos distritos eleitorais que, segundo a oposição, favorece o Partido Republicano.

A decisão de Abbott veio após a Câmara de Representantes do Texas — controlada pelos republicanos — aprovar na segunda-feira a emissão de mandados de prisão contra dezenas de legisladores ausentes. A medida dá poder às forças de segurança do estado de deter os ausentes para levá-los à força ao Capitólio estadual, em Austin. Os mandados não preveem acusações criminais e só têm validade dentro do estado. 

Os democratas da Câmara abandonaram seu dever com os texanos.Ordenei ao Departamento de Segurança Pública do Texas que localize, prenda e devolva ao plenário qualquer membro que tenha abandonado seu dever. [A ordem permanecerá em vigor] até que todos os ausentes sejam encontrados e levados ao Capitólio do Texas, afirmou Abbott.

REDESENHO DE MAPA ELEITORAL

O plano republicano, apresentado na semana passada, redesenha o mapa eleitoral do estado e poderia criar até cinco cadeiras favoráveis ao partido na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos para as eleições de meio de mandato, incluindo legislativas, do ano que vem. Hoje os republicanos têm 25 das 38 cadeiras do Texas, cerca de 66% do total. Donald Trump venceu no estado com 56% dos votos na eleição do ano passado e apoia a medida, que considera crucial para ampliar o poder republicano no Congresso.

Para que a Assembleia Legislativa vote, ao menos dois terços de seus 150 membros precisam estar presentes. Mais de 50 democratas, no entanto, viajaram para fora do Texas, esvaziando o quórum para impedir a votação. A maioria se refugiou em Illinois, onde o governador democrata JB Pritzker prometeu “fazer de tudo para proteger” os parlamentares, enquanto outros foram para Boston e Albany, em Nova York.

Não tomamos essa decisão de forma leviana, mas com absoluta clareza moral. Não estamos abandonando nossas responsabilidades; estamos abandonando um sistema viciado que se recusa a ouvir as pessoas que representamos, disse em entrevista coletiva Gene Wu, líder democrata na Câmara do Texas, após deixar o estado.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também