Extrema-direita cristã avança na Alemanha e põe em xeque o futuro do país

O panorama político na Alemanha reflete uma crescente preocupação entre os alemães, apesar do avanço da AfD

Avalie a matéria:
Montagem mostra membros de partido da extrema-direita alemã | Montagem/MeioNews

Nesta segunda-feira (10), os resultados finais das eleições europeias na Alemanha confirmaram a vitória da União Democrata-Cristã (CDU), principal partido de oposição do atual governo, com 30% dos votos, seguido pela legenda de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que alcançou 15,9%, representando um avanço significativo em relação ao pleito anterior.

Foto: Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images

desafios para a coalizão governamental

Enquanto a CDU celebra sua liderança nas urnas, Friedrich Merz, seu líder conservador, expressou orgulho e gratidão pela confiança dos eleitores. Entretanto, os resultados revelam desafios para a coalizão governamental em Berlim, com o Partido Social Democrata (SPD) registrando seu pior resultado em uma eleição nacional, e os partidos dos Verdes e o Partido Liberal Democrático (FDP) também sofrendo baixas.

avanço da extrema-direita no parlamento alemão

Com a votação encerrada, as pesquisas de boca de urna sugerem que a CDU/CSU deve manter a dianteira no Parlamento Europeu, enquanto a AfD conquistou 16 assentos, um aumento significativo desde 2019. No entanto, a exposição negativa de escândalos recentes pode impactar seu desempenho político.

Alemães manifestando contra o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) - Foto: Reprodução

preocupação dos alemães

O panorama político na Alemanha reflete uma crescente preocupação entre os alemães, apesar do avanço da AfD. Pesquisas indicam que 73% consideram o partido uma ameaça à democracia. Apesar das controvérsias, a AfD continua a crescer, destacando-se como o segundo partido mais votado nas intenções para as próximas eleições para o Parlamento Alemão em 2025.

A eleição europeia também serviu como um teste eleitoral para o chanceler federal Olaf Scholz, cujo partido enfrenta desafios diante de questões como a crise na Ucrânia e no Oriente Médio, bem como preocupações econômicas internas. 

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES