SEÇÕES

EUA oferecem R$ 60 milhões para desarticular o Hezbollah na Tríplice Fronteira

Apesar da atuação criminosa, o Hezbollah também opera negócios considerados lícitos em vários países da América Latina.

Combatentes do Hezbollah | Foto: Anwar Amro/AFP
Siga-nos no

O Departamento de Estado dos EUA anunciou nesta segunda-feira (19) uma recompensa de até 10 milhões de dólares — o equivalente a cerca de R$ 60 milhões — por informações que levem à interrupção dos canais de financiamento do grupo libanês Hezbollah na Tríplice Fronteira, região que conecta Brasil, Argentina e Paraguai.

Rede de atividades

🔍De acordo com comunicado da Embaixada dos EUA no Brasil, os articuladores da organização na região mantêm uma complexa rede de atividades ilegais para movimentar recursos. As autoridades apontam crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, contrabando de carvão e petróleo, comércio ilegal de diamantes, além do transporte clandestino de grandes quantidades de dinheiro em espécie, cigarros e produtos de luxo. A produção de documentos falsos e cédulas de dólar também está entre os métodos utilizados.

Negócios

Apesar da atuação criminosa, o Hezbollah também opera negócios considerados lícitos em vários países da América LatinaO grupo utiliza setores como construção civil, comércio exterior e transações imobiliárias para ampliar sua presença e, segundo os investigadores, lavar dinheiro proveniente de crimes. O governo dos EUA pede apoio da população local para reunir informações que possam auxiliar no combate à rede internacional da organização. (Fonte: Folha de Pernambuco)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também