O Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou, na terça-feira (26), imagens que mostram navios de guerra e veículos anfíbios em operação no Oceano Atlântico. A frota é a mesma enviada para o sul do Caribe, próximo à costa da Venezuela.
Segundo o governo dos EUA, o vídeo mostra um deslocamento “regularmente programado” do Grupo Anfíbio Pronto Iwo Jima, que inclui os navios USS San Antonio e USS Iwo Jima, além da 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais. Caminhões e equipamentos também aparecem nas imagens.
VIAJAM HÁ 4 DIAS
O vídeo foi gravado em 22 de agosto, antes das embarcações deixarem o porto de Norfolk, nos Estados Unidos. Agências de notícias afirmam que os navios de guerra iniciaram a viagem na segunda-feira. A localização atual dos barcos é desconhecida.
O governo dos Estados Unidos afirma que a operação tem como objetivo combater o tráfico internacional de drogas, mas já deu sinais de que a iniciativa também mira o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela. As embarcações que aparecem no vídeo são classificadas pelo Pentágono como "letais, capazes e adaptáveis".
FORÇAS CONTRA MADURO
No dia 19 de agosto, um dia após a imprensa americana noticiar o início da movimentação de embarcações americanas, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que os EUA estão preparados para usar “toda a força” contra Maduro.
Maduro não é um presidente legítimo. Ele é um fugitivo e chefe de um cartel narcoterrorista acusado nos EUA de tráfico de drogas. Trump está preparado para usar toda a força americana para deter o tráfico de drogas, disse.
Segundo as agências Reuters e a Associated Press, os EUA enviaram seis navios de guerra para o sul do Caribe, perto da costa da Venezuela. Centenas de militares e um submarino nuclear também participam da operação. A Casa Branca não confirma nem nega as movimentações.