SEÇÕES

EUA discutem ação contra elite política do Irã e mudança de regime no país, segundo agência

Planejamento americano para o Irã chegou a um estágio avançado, segundo autoridades ouvidas pela Reuters

Donald Trump | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O planejamento militar dos Estados Unidos para o Irã chegou a um estágio avançado. As opções incluem ataques a indivíduos específicos e até a tentativa de mudança de regime em Teerã, caso haja ordem do presidente Donald Trump. A informação foi confirmada por duas autoridades norte-americanas à Reuters.

Os planos são mais um sinal de que Washington se prepara para um possível conflito com o Irã se a diplomacia fracassar. Na semana passada, a Reuters informou que as Forças Armadas dos EUA analisam uma operação de várias semanas, com ataques a instalações de segurança e à infraestrutura nuclear iraniana.

POSICIONAMENTO DE TRUMP

As novas informações indicam um planejamento mais detalhado antes de uma decisão de Trump. Nos últimos dias, o presidente mencionou publicamente a possibilidade de mudança de regime na República Islâmica.

As autoridades, que falaram sob condição de anonimato devido ao caráter sensível do tema, não detalharam quais lideranças iranianas poderiam ser alvo dos EUA. Também não está claro como os norte-americanos poderiam tentar promover uma mudança de regime sem o envio de uma grande força terrestre.

MUDANÇAS 

A eventual busca por mudança de regime representaria uma alteração em relação ao discurso de campanha de Trump. Durante a eleição, ele criticou intervenções militares que levaram à derrubada de governos no Afeganistão e no Iraque.

Uma das fontes ouvidas citou o sucesso da ofensiva de Israel contra líderes iranianos no ano passado. Segundo relatos regionais à Reuters, ao menos 20 comandantes iranianos morreram em 12 dias de confronto, incluindo Mohammad Bagheri, então chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.

Com informações do g1.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também