Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, disse que "foi uma vergonha" ter sido considerado culpado no julgamento por fraude e suborno a atriz pornô Stormy Daniels. Em decisão histórica, Trump foi declarado culpado de forma unânime por 34 acusações criminais.
"Este foi um julgamento manipulado por um juiz em conflito de interesses e corrupto", disse o ex-presidente nesta quinta-feira (30), após a decisão ter sido anunciada. "O real veredito virá em 5 de novembro", complementou ele em referência ao dia das eleições presidenciais no país.
ELE AINDA PODE SER PRESIDENTE?
Trump tem afirmado ser vítima de perseguição política, alegando que o julgamento é parte de uma campanha para impedir seu retorno à Casa Branca. Esta é a primeira vez que um ex-presidente dos EUA é acusado e condenado criminalmente, e o impacto eleitoral ainda é incerto. A votação está agendada para 5 de novembro.
SENTENÇA FINAL
Apesar de considerado culpado, a sentença final será determinada pelo juiz Juan Merchan, nos próximos dias. Trump foi julgado por 34 crimes classificados como leves em Nova York, de classe E. As penas previstas chegam a 4 anos.