Coreia do Sul ameaça tocar K-pop se Coreia do Norte enviar mais balões com lixo

Os balões continham sacolas com bitucas de cigarro, papel e plástico, segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul

Montagem mostra os balões enviados pela Coreia do Norte, com lixo e fezes | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pela terceira vez em menos de uma semana, a Coreia do Norte lançou balões carregados de lixo em direção ao seu vizinho do sul. De acordo com Seul, cerca de 720 balões foram identificados durante a noite do último sábado (1º) e a manhã do domingo (2). Os balões continham sacolas com bitucas de cigarro, papel e plástico, segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Foto: Reprodução

balões com fezes de animais

"Cerca de 20 a 50 balões passaram pelo ar a cada hora", afirmou o Estado-Maior em comunicado. Os balões chegaram à região norte da Coreia do Sul, incluindo a capital, Seul, e a província de Gyeonggi, onde vive cerca de metade da população do país. Desde o início da campanha de Pyongyang, na terça-feira passada (28), aproximadamente mil balões foram detectados, alguns contendo fezes de animais.

música k-pop por alto-falantes como resposta

O gabinete do presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol acusou o país vizinho de "provocações sujas que nenhum país normal imaginaria" e afirmou que Seul começaria a tomar "medidas que a Coreia do Norte consideraria insuportáveis". Entre as possíveis respostas estão a transmissão de propaganda e música k-pop por alto-falantes ao longo da fronteira —uma ação que já foi altamente provocativa para o regime norte-coreano.

Foto: Reprodução

armistício da Guerra da Coreia

Provocações entre os dois países são comuns desde o armistício da Guerra da Coreia, em 1953. No entanto, as ações geralmente envolvem exercícios militares e lançamentos de mísseis, como os disparos de cerca de dez mísseis balísticos de curto alcance pela Coreia do Norte na última quinta-feira (30). A estratégia atual de balões remonta à Guerra Fria, quando ambos os países tentavam influenciar um ao outro com propaganda e balões carregados de folhetos.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES