Nesta quarta-feira (29), os militares sul-coreanos alertaram os residentes próximos à fronteira com a Coreia do Norte para ficarem em alerta, após detectarem balões carregando vários objetos, incluindo aparentemente, lixo e excrementos.
Fotografias divulgadas mostraram balões inflados com sacos plásticos amarrados a eles, contendo lixo, incluindo uma garrafa com o nome de uma fábrica norte-coreana. Mais de 90 balões foram detectados até então, alguns pousaram no solo e outros ainda estavam no ar, relatou a Yonhap News, citando fontes militares.
O vice-ministro da Defesa da Coreia do Norte emitiu um comunicado no domingo (26), prometendo exercer "forte poder para autodefesa" e alertou sobre o envio de "montes de papel usado e sujeira" em resposta aos balões com folhetos anti-Coreia do Norte lançados por ativistas sul-coreanos.
Diante da alegada resposta da Coreia do Norte, as autoridades sul-coreanas pediram aos moradores que evitem se aproximar dos balões enviados pelo Norte e, em vez disso, acionem a polícia. “Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram os militares da Coreia do Sul em um comunicado.