Casa Branca divulga relatório médico de Kamala Harris; campanha de Trump reage

Carta é esforço para traçar contraste entre a candidata democrata de 59 anos e seu rival republicano de 78 anos, que está competindo para se tornar a pessoa mais velha já eleita para o Salão Oval

Kamala Harris | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Casa Branca divulgou neste sábado (12), uma carta resumindo o histórico médico da vice-presidente Kamala Harris. Segundo Joshua R. Simmons, médico da candidata, Harris está com “excelente saúde”.

Kamala tem alergias sazonais e urticária e é míope, diz a carta de Simmons. Suas imunizações e recomendações de cuidados preventivos estão todas atualizadas, e seu exame físico mais recente de abril e seus exames de sangue de rotina não mostraram motivos para alarme.

VITAMINAS E ALERGIA

A vice-presidente usa lentes de contato, toma um suplemento de vitamina D3 e, às vezes, usa medicamentos para alergia de venda livre e prescritos, incluindo Allegra, spray nasal e colírio, escreveu Simmons. Simmons descreveu sua dieta como “muito saudável” e disse que ela não usa produtos de tabaco e bebe álcool “apenas ocasionalmente e com moderação”.

“Ela possui a resiliência física e mental necessária para executar com sucesso os deveres da Presidência”, dizia a carta de Simmons.

CAMPANHA DE TRUMP REAGE

A campanha do ex-presidente Donald Trump rapidamente reagiu à publicação.

“O presidente Trump divulgou voluntariamente atualizações de seu médico pessoal, bem como relatórios detalhados do Dr. Ronny Jackson, que o tratou após a primeira tentativa de assassinato”, afirmou o diretor de comunicação da campanha republicana, Steven Cheung, em comunicado.

O médico também afirmou que todos concluíram que Trump goza de perfeita e excelente saúde para ser comandante-em-chefe. 

"Ele manteve uma agenda de campanha extremamente ocupada e ativa, diferente de qualquer outra na história política, enquanto Kamala Harris não conseguiu acompanhar as exigências da campanha e revela diariamente que não está totalmente qualificada para ser presidente dos Estados Unidos”, acrescentou Cheung.

PARA QUE SERVE A CARTA?

A carta é um esforço para traçar um contraste entre a candidata democrata de 59 anos e seu rival republicano de 78 anos, Donald Trump, que está competindo para se tornar a pessoa mais velha já eleita para o Salão Oval e divulgou relativamente poucas informações detalhadas sobre seu próprio histórico médico.

A idade era uma grande preocupação para os eleitores quando o presidente Joe Biden, 81, buscava a reeleição. Sua saída da disputa em julho abriu a porta para os democratas partirem para a ofensiva em um contraste biográfico que eles haviam tentado minimizar anteriormente.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES