SEÇÕES

'Campo de extermínio' com 400 pares de calçados é descoberto no México

Acredita-se que os objetos pessoais pertenciam a vítimas que foram sequestradas e mortas no “campo de extermínio”, conhecido como Rancho Izaguirre

Objetos deixados em 'campo de extermínio' | Foto: AFP
Siga-nos no

Durante buscas por desaparecidos na região de Jalisco, no México, foi encontrado um local que está sendo chamado de “campo de extermínio’’. Na área remota da cidade, três fornos e corpos queimados foram encontrados na cena horripilante, junto a pilhas de itens pessoais, incluindo 400 pares de calçados, malas, roupas, joias e diários. 

Acredita-se que os objetos pessoais pertenciam a vítimas que foram sequestradas e mortas no "campo de extermínio", conhecido como Rancho Izaguirre.

DENÚNCIA ANÔNIMA 

Um grupo de voluntários procurando por familiares desaparecidos encontrou o crematório numa fazenda em Teuchitlán, que fica a cerca de 140km a leste de Puerto Vallarta.

O Guerreros Buscadores foi até a área remota após uma ligação de um informante não identificado em 5 de março. Indira Navarro, membro do grupo de busca explicou à agência France Presse o cenário de horror:

Encontramos o local porque recebemos várias ligações anônimas. Encontramos restos carbonizados, restos de corpos humanos carbonizados em sepulturas.

MAIS ITENS ASSUSTADORES 

Ossos, cápsulas de balas e carregadores foram encontrados no local, que supostamente era um centro de treinamento para o crime organizado.

Reprodução AFP. 

Acredita-se que o notório Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG) esteja por trás do "campo de extermínio", disseram policiais.

O México registrou 30 mil assassinatos em 2023, tornando-o o ano mais violento na história recente do país, segundo os números oficiais. Muitos dos assassinatos estavam ligados ao tráfico de drogas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também