Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza devem retornar ao Brasil ainda neste fim de semana. Israel comunicou ao governo brasileiro que o grupo está na lista de estrangeiros que podem deixar o país nesta sexta-feira (10) e sábado (11). Autoridades de Gaza, controlada pelo Hamas, também confirmaram que eles receberão permissão para sair.
Na quarta-feira, 8 de novembro, a passagem de Rafah, a única saída viável e fronteira com o Egito, localizada na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, foi temporariamente fechada por razões de segurança. Após o fechamento, diplomatas brasileiros reforçaram o diálogo com autoridades envolvidas na negociação, que mobilizou até mesmo o presidente Lula (PT), para garantir o retorno dos brasileiros.
Segundo o Itamaraty, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira conversou, pela quarta vez, com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, sobre o assunto. Nesta quinta (9), o diplomata israelense confirmou, com o Egito e Hamas, que os brasileiros sairão do território palestino e o governo brasileiro recebeu autorização do Egito para realizar um pouso em Al Arish, uma cidade egípcia localizada a 53 km da Faixa de Gaza. A intenção é resgatar o grupo de brasileiros que aguarda permissão para deixar Gaza. Esses estrangeiros civis, em função do conflito entre Israel e o Hamas, estão concentrados ao sul da Faixa, na passagem de Rafah.
O Itamaraty já se prepara para a possibilidade de o presidente Lula receber os brasileiros que estavam em Gaza no aeroporto. Eles serão os últimos a conseguir sair da região em guerra.
O grupo será recebido no Egito por diplomatas do Brasil e retornam no avião da Força Aérea Brasileira, que estava estacionado no Cairo (Egito) há três semanas. No atual planejamento do governo brasileiro, o grupo, depois de embarcar em Al Arish, no sábado, chegará ao Brasil no domingo (12).