O governo brasileiro recebeu autorização do Egito para realizar um pouso em Al Arish, uma cidade egípcia localizada a 53 km da Faixa de Gaza. A intenção é resgatar o grupo de brasileiros que aguarda permissão para deixar Gaza.
Esses estrangeiros civis, em função do conflito entre Israel e o Hamas, estão concentrados ao sul da Faixa, na passagem de Rafah, a única saída viável e fronteira com o Egito.
Mas a passagem não é aberta para todos. Uma lista tem sido preparada por autoridades da região desde 1º de novembro para determinar quem pode sair e em qual dia. Até agora, o grupo de brasileiros -- 34 pessoas -- não recebeu a autorização.
A autorização do Egito para a FAB pousar em Al Arish é um indicativo de que a passagem dos brasileiros possa ocorrer nos próximos dias. A expectativa é que embarquem no sábado (11).
No atual planejamento do governo brasileiro, o grupo, depois de embarcar em Al Arish. no sábado, chegará ao Brasil no domingo (12).
O avião brasileiro, cedido pela Presidência da República para essa missão, é um VC-2, modelo Embraer 190, e atualmente está no Cairo, capital do Egito. Equipes da Embaixada do Brasil no Egito devem viajar ainda nesta quinta até a passagem de Rafah para receber os brasileiros.