O ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores do Brasil, anunciou, nesta sexta-feira, 3, em uma entrevista que o Chanceler de Israel, Eli Cohen, assegurou que os cidadãos brasileiros em Gaza terão a oportunidade de deixar a região pela passagem de Rafah e entrar no Egito até a próxima quarta-feira, dia 8. Vieira explicou que o acesso a essa passagem será coordenado pelas embaixadas do Brasil em Ramallah, na Palestina, e no Egito.
Os brasileiros poderão então embarcar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que já está disponível no país. Segundo o Ministro Vieira, Cohen garantiu que todos os brasileiros em Gaza terão a oportunidade de sair até a quarta-feira, e que, se possível, o processo pode ser antecipado em um ou dois dias, mas a data de quarta-feira está confirmada.
“Hoje eu tive uma conversa telefônica, foi a quarta que tive recentemente com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e ele me deu garantias que até quarta-feira todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah”, declarou.
Três grupos de estrangeiros haviam sido autorizados a deixar a Faixa de Gaza até esta sexta-feria, 3, cada um com cerca de 500 pessoas, no entanto, nenhum brasileiro estava incluído nessas listas. Após um acordo entre Israel, Egito e o Hamas, as autoridades de Gaza divulgaram uma nova lista na sexta-feira com nomes de civis estrangeiros autorizados a deixar o território. Entretanto, não foram incluídos brasileiros nessa lista.
A nova lista consiste em 571 nomes de pessoas com cidadania nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Indonésia, Alemanha e México. Este é o terceiro grupo de estrangeiros a receber autorização para deixar a região desde o início do conflito. Os brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza expressaram preocupação com os bombardeios e relataram dificuldades na comunicação com seus familiares. Além disso, a região enfrenta escassez de água, alimentos e medicamentos.