SEÇÕES

Avião aborta decolagem para evitar colisão em aeroporto; órgãos investigam incidente

O aeroporto é equipado com um avançado sistema de radar de superfície projetado para ajudar a evitar esse tipo de incidente, o que torna a ocorrência ainda mais intrigante

Aviões estacionados no aeroporto de LaGuardia, em Nova York | Foto: Reuters
Siga-nos no

No início deste mês, um incidente grave ocorreu no Aeroporto LaGuardia, em Nova York, quando dois aviões ficaram perigosamente próximos em uma pista. Na ocasião, um jato da Republic Airways teve que abortar a decolagem porque um avião da United Airlines ainda estava taxiando pela pista. 

A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) informaram nesta segunda-feira (19) que estão investigando o incidente. O aeroporto está equipado com um avançado sistema de radar de superfície projetado para ajudar a evitar esse tipo de incidente, o que torna a ocorrência ainda mais intrigante.

FALHA NA COMUNICAÇÃO

Em um áudio da torre obtido pela ABC no site www.LiveATC.net, o controle de tráfego aéreo disse ao piloto do jato da Republic Airways: “Desculpe, achei que a United já tivesse liberado [a pista] bem antes disso.”

No momento em que o controlador estava autorizando a decolagem do jato da Republic Airways, um controlador de solo, em uma frequência de rádio diferente, estava orientando o avião da United a seguir para um novo caminho de taxiamento, após ele ter perdido o primeiro que deveria usar para sair da pista.

NÚMEROS PREOCUPANTES

O número de quase colisões nos últimos anos gerou sérias preocupações para a FAA, o NTSB e outros especialistas em segurança. A investigação do NTSB sobre um incidente ocorrido em fevereiro de 2023, em Austin, destacou essas preocupações, mas houve diversos outros quase acidentes de grande repercussão.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também