SEÇÕES

Ativista brasileiro Thiago Ávila é enviado para solitária em prisão de Israel

A organização de direitos humanos Adalah informou que Thiago foi punido com a solitária por ter iniciado uma greve de fome pela sua libertação.

Brasileiro Thiago Ávila | Foto: Freedon Florilha Coalition / Instagram
Siga-nos no

Os advogados que fazem a defesa do ativista brasileiro Thiago Ávila, em Israel, informaram que ele foi colocado em confinamento solitário e transferido para outra prisão separada dos demais presos. A organização de direitos humanos Adalah informou que Thiago foi punido com a solitária por ter iniciado uma greve de fome pela sua libertação.

Informação

“A defesa informa que Israel ameaçou deixá-lo na solitária por 7 dias em uma cela escura, pequena, sem ar e sem acesso a ninguém”, diz comunicado da Flotilha da Liberdade Brasil, entidade que organizou a missão humanitária para a Faixa de Gaza. 

Sem crime

A defesa sustenta que eles não cometeram qualquer crime e que foram sequestrados por Israel já que a interceptação do barco que levava alimentos e remédios a Gaza ocorreu em águas internacionais. Os advogados da Adalah pedem a libertação imediata de todos os oito ativistas e solicitam o fim das ações de retaliação.

Deportação

Nessa quarta, o Judiciário israelense decidiu deportar o brasileiro em prazo que vence nesta quinta (12). Porém, não foi definido horário para deportação. A esposa de Thiago, Laura Souza, disse que, poucas horas após ser informada da decisão sobre a deportação, recebeu nova ligação da advogada informando sobre a transferência para a cela solitária.

Deportação

Thiago não foi deportado imediatamente, como a ambientalista sueca Greta Thunberg, por ter se negado a assinar documento em que reconheceria que cometeu um crime de tentar entrar em Israel sem autorização. Segundo a Flotilha, o grupo concordou que Greta e outros presos assinassem o documento para que, voltando a seus países, pudessem denunciar a situação. (Fonte: Agência Brasl)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também