SEÇÕES

Após tarifaço, J.P. Morgan vê 60% de chance de recessão e adverte: 'Vai ter sangue'

Segundo relatório divulgado pelo banco J.P. Morgan, as chances de uma retração econômica mundial subiram de 40% para 60% após o anúncio

Donald Trump | Fotos Públicas
Siga-nos no

As tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos importados aumentaram significativamente o temor de uma recessão global ainda em 2025. Segundo relatório divulgado pelo banco J.P. Morgan, as chances de uma retração econômica mundial subiram de 40% para 60% após o anúncio feito na quarta (3).

Ameaça

Para os analistas da instituição financeira, as sobretaxas representam uma ameaça direta ao crescimento econômico global e à estabilidade das cadeias internacionais de suprimentos. Eles alertam que o impacto das medidas protecionistas norte-americanas pode ser mais profundo do que o inicialmente estimado.

Documento

O relatório, intitulado de forma sugestiva “There will be blood” (“Vai ter sangue”, em tradução livre), foi assinado pelos economistas Bruce Kasman, Jahangir Aziz, Joseph Lupton e Nora Szentivanyi. No documento, o grupo classifica as políticas comerciais dos EUA como o maior risco enfrentado pelas projeções econômicas globais ao longo do ano.

Consequências

Entre os possíveis efeitos colaterais da medida, o banco destaca a possibilidade de retaliação por parte dos países afetados — como já começou a ocorrer com a China —, o aumento da incerteza entre empresários americanos e a desorganização da já frágil cadeia global de suprimentos. Esses elementos, somados, poderiam desencadear um ciclo negativo de confiança e investimentos.

Tensão econômica

O J.P. Morgan reforça que as ações unilaterais adotadas pelos EUA agravam as tensões comerciais internacionais e minam os esforços de recuperação econômica global. Para os economistas, o momento exige cautela e cooperação entre as nações, sob pena de o mundo entrar em uma nova recessão impulsionada por decisões políticas de curto alcance. (Fonte: Metrópoles)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também