A missão Crew-8 da NASA retornou em segurança à Terra nesta sexta-feira (25) após sete meses de atividades na Estação Espacial Internacional (ISS). A tripulação era composta pelos astronautas americanos Matt Dominick, Mike Barratt, Jeanette Epps e o cosmonauta russo Alexander Grebenkin.
O que aconteceu
Após o pouso, um dos astronautas americanos apresentou problemas médicos e precisou ser hospitalizado. A NASA informou que a internação foi feita como medida de precaução e que o astronauta permanece em observação, mas não divulgou o nome da pessoa hospitalizada nem detalhes adicionais sobre seu quadro de saúde.
Quem seria?
A agência espacial russa, Roscosmos, no entanto, sugeriu que o astronauta hospitalizado seria um dos americanos, já que divulgou uma imagem de Grebenkin sorrindo e aparentando estar bem, de pé e vestindo um uniforme azul. “Após uma missão espacial e retorno à Terra, o cosmonauta Alexander Grebenkin se sente ótimo!”, informou a Roscosmos em seu canal oficial no Telegram.
Lançamento
A missão Crew-8 foi lançada em 4 de março de 2024, marcando a oitava colaboração comercial entre a NASA e a SpaceX para envio de astronautas à ISS. O principal objetivo da missão foi continuar pesquisas científicas sobre a exploração humana em regiões além da órbita baixa da Terra, com foco em estudos sobre saúde e biologia.
Microgravidade
Uma das descobertas recentes na ISS foi um experimento de 30 dias que evidenciou os impactos da microgravidade no tecido cardiovascular humano, sugerindo que a falta de gravidade afeta o funcionamento do coração e pode ter efeitos duradouros sobre a saúde dos astronautas. A Crew-8 não tem ligação com a Crew-9, a missão operada pela cápsula Starliner, da Boeing, que está prevista para retornar à Terra com outra tripulação da ISS somente no início de 2025.