Insulina Lantus está em falta no Piauí

O prazo para que essa empresa entregue o medicamento é até sexta-feira (10)

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os pacientes com diabetes têm enfrentado dificuldades para receber o medicamento insulina Lantus, utilizado no tratamento para regular o metabolismo da glicose. Nas farmácias da rede pública de Teresina, o medicamento está em falta há quase 3 meses, afetando diretamente quem não tem condições de comprar a Lantus. Ela é fornecida pela Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde. 

Albidaide Alves tem 78 anos e utiliza a Lantus há 5 anos. Ela tem diabetes, hipertensão, tem problemas no coração e precisa estar de três em três meses em consulta com um endocrinologista que renova o recebimento dos remédios. Mas a falta da Lantus na farmácia popular fez com que a aposentada tivesse que comprar o medicamento que custa R$ 70,00, mesmo com o desconto acrescentado. 

Cada Lantus dura 12 dias, sendo assim é gasto no mês cerca de 140 reais, informou o filho de Albidaide, Sidney Marques. “Sem falar que quando o medicamento chega na farmácia, eles não entram em contato conosco. Minha mãe pelo menos tem a mim, que pode receber a insulina por ela. Mas são muitos os idosos que vão para lá, saem do interior, como Altos e José de Freitas, que vão receber os medicamentos, e chegando lá, está em falta e não tem previsão de chegada. É muito sofrimento e humilhação”, contou.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) comunicou que as providências administrativas estão sendo tomadas para que a situação seja regularizada. O órgão informou que a empresa fornecedora do medicamento encerrou o contato em março, e a mesma não quis realizar a prorrogação do fornecimento. Dessa forma, foi necessário realizar um novo processo licitatório que se encontra, segundo a Sesapi, em andamento na Secretaria de Administração em caráter de urgência e com pedido de dispensação de licitação com a nova empresa fornecedora. 

“O prazo para que essa empresa entregue o medicamento é até sexta-feira (10), e logo seja entregue, a medicação será distribuída aos pacientes normalmente”, comunicou. 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES