Dados expressivos, levantados pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher Contra Violência, apontam que, em 2021, 86% das mulheres perceberam aumento da violência contra elas no país. Para ajudar nessa luta, diversas frentes precisam ser potencializadas. Aperfeiçoar os conhecimentos dentro da área da Psicologia, por exemplo, é fundamental, já que por meio de técnicas apropriadas os profissionais podem contribuir significativamente nesta causa. Com esse propósito, o MTS Instituto (Método, Técnica e Saúde) realiza, nos dias 11 e 12 de março, na modalidade online, o minicurso “A prática da psicologia frente ao atendimento de mulheres em situação de violência”. Para participar é simples: visite o perfil @mtsinstituto e faça sua inscrição.
O encontro virtual é destinado a estudantes de Psicologia, profissionais da área e visa promover o aprofundamento de técnicas para o acolhimento de mulheres que vivenciam essas situações, trazendo novos aspectos para uma abordagem ainda mais humanizada e, assim, possibilitando que as mesmas quebrem os ciclos de violência que sofrem. O minicurso será ministrado pela profissional Malena Alves, psicóloga e mestre em Psicologia com ênfase em violências de gênero contra a mulher e estudos feministas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A palestrante também é fundadora do projeto Acolhendo Mulheres e reforça que este minicurso é uma oportunidade única para estudantes e profissionais. Ela também frisa que o MTS Instituto dá início aos cursos com esta temática imprescindível para a sociedade. “Hoje, infelizmente, muitos profissionais não sabem como manejar, acolher e acabam julgando mulheres que passam por essas situações”, alerta Malena, reiterando a importância da capacitação profissional.
Malena ainda complementa ao observar que os manejos clínicos incorretos fazem com que muitas mulheres continuem presas ao ciclo de violência. “A prática da Psicologia deve estar voltada ética e politicamente no passo contrário a esses manejos sem qualificação nenhuma. Que possamos nos atualizar e quebrar paradigmas sobre a violência de gênero, fazendo boas práticas e intervenções para que essas mulheres quebrem esses ciclos”, finaliza.
O minicurso tem como coordenadora geral a psicóloga e professora Kalina Galvão, uma das sócias-fundadoras do projeto. Em parceria com a advogada e professora Naila Fortes, as empreendedoras criaram o MTS Instituto objetivando disseminar o pensamento de que ensinar vai além de transmitir conhecimentos, já que envolve uma série de práticas complementares, como a saúde mental.