O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) voltou a realizar histeroscopia cirúrgica. A informação foi confirmada pela médica ginecologista do HU, Patricia Burlamaqui Carvalho, nesta sexta-feira (24).
A histeroscopia cirúrgica é um procedimento minimamente invasivo, desenvolvido para oferecer a pacientes uma técnica menos agressiva para resolução de doenças uterinas que anteriormente necessitavam de grandes cirurgias.
“Com grande felicidade que eu informo que o HU-UFPI voltou a realizar histeroscopia cirúrgica. Isso concretiza o HU como um hospital de referência do estado, para a realização de diagnóstico e tratamento patologia onomentrias e realização de cirurgias uterinas minimamente invasivas”, disse Patricia Burlamaqui.
Segundo a ginecologista, o procedimento é solucionado de maneira muito mais simples e com recuperação muito mais rápida.
O HU-UFPI oferta serviços de alta e média complexidade, não havendo atendimento de urgência e emergência. Por ser um hospital referenciado, o encaminhamento de pacientes para serviços ambulatoriais (consultas, exames e procedimentos) é regulado pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir de agendamento pela central de marcação de consultas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O encaminhamento de pacientes para internação é de responsabilidade da Central de Regulação do município de Teresina. Com base no documento descritivo que define o perfil do HU-UFPI como sendo de retaguarda da rede de urgência e emergência (RUE), a regulação é realizada de acordo com a disponibilidade de vagas que é informada diariamente à referida central.