Osil Vicente Guedes, espancado brutalmente após ser acusado injustamente de roubar uma motocicleta na última quarta-feira (3), no Litoral de São Paulo, morreu na tarde deste domingo (07). A informação foi confirmada pelo Hospital Santo Amaro, no Guarujá. Vicente teve a morte encefálica neste sábado (06) e veio a óbito nesta tarde.
No dia do ocorrido, um motorista de um carro flagrou as agressões. Vicente de Carvalho foi agredido com pedras e um pedaço de madeira após ser acusado de roubar uma motocicleta, situação que foi comprovadamente negada. Nas imagens é possível ver ao menos quatro moradores usando um capacete e pedaços de madeira agredindo o rapaz, além de jogá-lo com violência no chão.
A agressão ocorreu entre a Rua Tambaú e a Avenida Oswaldo Cruz, em Vicente de Carvalho. Nesta sexta-feira (5), o dono da moto disse que o homem agredido não roubou o veículo. Segundo testemunhas, as agressões começaram após uma pessoa, que não foi identificada, gritar 'pega ladrão'.
Osil Vicente foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e deu entrada no Hospital Santo Amaro, às 17h35 de quarta-feira (3). Segundo o hospital, o paciente chegou inconsciente e intubado.
Após as agressões,Ele foi internado na UTI e passou por avaliação neurológica, que constatou a gravidade do quadro, consequência de traumatismo craniano. Na noite de sábado (6), foi constatada a morte encefálica. Já no início da tarde deste domingo, o hospital confirmou a morte de Osil e o corpo passou por testes para possível doação de órgãos, mas não foi habilitado para tal.
A família recebeu suporte de assistência psicossocial do hospital. O corpo foi liberado e encaminhado para o Instituto Médico Legal - IML.
RELEMBRE O CASO
A agressão ocorreu, na última quarta-feira (3), entre a Rua Tambaú e a Avenida Oswaldo Cruz, em Vicente de Carvalho. Um motorista de um carro fez um vídeo e flagrou o momento da agressão. As imagens mostram o homem de camiseta vermelha sentado no meio da rua e rodeado por três moradores. Um deles, de camiseta branca e boné, bate com um capacete na cabeça do homem.
Na sequência, outro agressor dá um tapa na nuca dele. O mesmo homem puxa a vítima pela camiseta e a joga próximo à guia. Assim que o homem cai sentado, ele é agredido mais uma vez na cabeça com um pedaço de madeira e cai desacordado no asfalto.
Enquanto registrava a violência, o autor do vídeo afirma: “Não está bom para ladrão de moto, não. Ladrão de moto está se lascando”. Testemunhas disseram à PM que as agressões começaram após um grito de "pega ladrão" direcionado à vítima. O dono da moto, porém, informou à corporação que conhece Osil e que emprestou o veículo para ele.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Civil investiga o caso de agressão ocorrido no bairro Pae-Cará, em Guarujá. Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, no local, encontraram um homem no chão, com ferimentos na cabeça. Foram requisitados exames pericias ao IC e o caso foi registrado como lesão corporal no 2º DP de Guarujá.
Ainda não há informações sobre os agressores.