Anote esse nome: Guilherme Sena Sousa, de 21 anos, é a promessa do fisiculturismo piauiense. Nascido em Pedro II, no dia 27 de março de 2001, o jovem encontrou neste esporte que exige técnica, disciplina e puxar muito ferro o sentido para a própria vida. Assim é Guilherme Sena, um apaixonado pela musculação piauiense que quer ganhar o mundo.
Estudante de educação física, Guilherme deu um show em uma importante competição piauiense e levou para casa cinco prêmios, que para ele significam a prova de que todo o esforço valeu a pena. Agora a meta é se esforçar cada vez mais para competir em nível de Brasil.
Gigante
A verdade é que Guilherme Sena já apresenta o físico de um "gigante" do fisiculturismo. Mesmo com pouca idade, o atleta mostra que com dedicação, compromisso e, como ele definiu, "maturidade", é possível alcançar qualquer objetivo. Ele mostra que não existem anilhas pesadas demais ou dieta restritiva para quem tem um foco.
E o foco de Guilherme Sena é ficar cada vez mais "trincado". O corpo do cara já dá para estudar anatomia, com os músculos muito bem divididos e definidos. Mas a evolução no fisiculturismo depende da constância dos cuidados com o corpo e a mente.
Para NOSSA GENTE, Guilherme Sena é o exemplo de que o fisiculturismo piauiense possui muitos talentos que podem ser explorados. Do Norte do Piauí para o mundo, o jovem busca alçar voos ainda mais altos com o estilo de vida que escolheu.
Jornal Meio Norte: Desde quando você se interessou pelo fisiculturismo?
Guilherme Sena: Há seis anos atrás resolvi iniciar a musculação. Eu tinha um quadro anêmico e entrei para poder ganhar um pouco mais de peso, então me apaixonei pelo esporte e segui isso como um estilo de vida. Fui me apaixonando pelo processo e vi o quanto isso é apaixonante para evolução de um ser humano e sua maturidade.
JMN: Na sua opinião, o que é mais desafiador nesse esporte?
GS: Disciplina, fazer as mesmas coisas todos os dias sem errar, pesar cada alimento na quantidade certa sem passar uma grama, fazer duas horas de cardio, treinos intensos e pesados. Fazer isso todo dia com a mesma garra e força de vontade é o que diferencia o primeiro do segundo colocado.
JMN: Essa foi sua primeira competição?
GS: Essa foi minha estreia, minha primeira competição. Ano passado eu tentei competir e não deu certo por conta da pandemia, mas esse ano deu tudo certo graças a Deus.
JMN: Qual sua avaliação sobre a participação?
GS: Superou minhas expectativas. Eu sempre acreditei, mas não imaginei que fosse tão explosiva assim. Foi surpreendente, mágico e ainda estou digerindo tudo que aconteceu.
JMN: Quais prêmios você ganhou?
GS: Campeão da Bodybuilder Júnior, campeão da Games Classic, campeão da Fisiculturismo Clássico e top 3 da Classic Physique. Todos esses no Campeonato Estreantes de Fisiculturismo do Piauí. Já no Campeonato Estadual fui top 2 na Games Classic e campeão na Fisiculturismo Clássico Júnior.
JMN: Você pretende continuar no esporte?
GS: Pretendo continuar no esporte. É o meu estilo de vida. É o que eu escolhi para mim, é o que eu sei fazer de melhor e pretendo ainda dedicar minha vida a isso.
JMN: O que a musculação representa pra você?
GS: A musculação representa minha vida, meu maior amor meu, significado de vida. Eu me encontrei dentro desse mundo. Foi a partir da musculação que o Guilherme nasceu, que o Guilherme soube o que queria da vida. Foi a partir dela que eu desenvolvi disciplina, maturidade e que evoluí como ser humano.
JMN: O Piauí tem potencial para mais talentos no fisiculturismo?
GS: Tem muito potencial. assim como eu, que só tenho 21 anos de idade, tem muito potencial, muito garoto bom, só precisa ter um trabalho maior e um incentivo maior no esporte. Um reconhecimento maior nesse esporte tão maravilhoso que ensina a ter tanta disciplina e dedicação.
JMN: Você pratica outra atividade física além da musculação?
GS: Atualmente é só musculação. Faço meu treino de musculação na academia e faço exercícios cardiorrespiratórios na bicicleta ou então na orla do açude Joana. Basicamente é isso minha rotina
JMN: Com que frequência?
GS: Realmente eu faço quatro dias de treinos intensos dividido em grupos musculares, membros inferiores e membros superiores. Dou um dia de descanso. São treinos de uma hora e meia a duas horas bem intenso, dependendo da fase de cargas mais altas ou cargas mais baixas.
JMN: E a alimentação?
GS: Alimentação já é com meu nutricionista Paulo César Martins. Ele cuida disso. Mas é uma alimentação bem equilibrada, com fontes de proteínas como ovo, frango, peixe, fonte de carboidrato limpa, como banana, batata, arroz. A gente vai equilibrando. Tem a suplementação com whey protein e creatina.
JMN: Quais seus planos futuros?
GS: Pretendo fazer um tempo off agora para poder subir peso e ganhar mais massa muscular. Acrescentar mais detalhes no físico, trazer um físico com volume maior. Pretendo competir ano que vem novamente. Pretendo ir para o Campeonato Brasileiro, se Deus permitir. E é isso.