Um prédio do governo regional de Kharkiv foi atingido por míssil, afirmou o prefeito da cidade. É um alvo civil que atinge a segunda maior cidade da Ucrânia.
O comando de operações da Ucrânia confirmou que o edifício foi o alvo.
Segundo o jornal inglês "The Guardian", o ataque foi uma tentativa de matar o governador de Kharkiv e sua equipe, e moradores da cidade afirmaram que houve ataques na segunda-feira à noite e nesta terça-feira pela manhã.
Oleg Synegubov, o chefe da administração regional, disse que a Rússia usou mísseis disparados de um veículo militar e os disparou de aviões. "Esses ataques são genocídio do povo ucraniano, um crime de guerra contra a população civil", ele afirmou.
Zelensky, presidente da Ucrânia: ataque em Kharkiv é terrorismo de Estado
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (1º) que os ataques russos à Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, são terrorismo de Estado e pediu para que a comunidade internacional reconheça isso.
"O objetivo do terror é nos quebrar, é quebrar a nossa resistência'", ele afirmou em um vídeo publicado em redes sociais. O presidente ainda disse que as cidades de Kiev e Kharkiv, as maiores do país, são os principais alvos da Rússia.
YouTube bloqueia canais de agências russas ligadas ao governo do país
O YouTube bloqueou canais de agências de notícias ligadas ao governo da Rússia na Europa, a RT e a Sputnik.
A medida foi tomada por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia.
O YouTube é operado pela empresa Alphabet, que também controla o Google.
“Vai levar tempo para os nossos sistemas se adaptarem. Nossas equipes estão monitorando a situação o tempo inteiro”, disse um porta-voz da empresa em um comunicado.
A empresa que controla o Facebook, a Meta, também vai restringir o alcance da RT e da Sputnik em suas plataformas na União Europeia.
O Twitter afirmou que vai destacar os tuítes das agências e reduzir a visibilidade.
Mais de 70 soldados ucranianos mortos em ataque
Mais de 70 militares ucranianos foram mortos quando tropas russas bombardearam uma base militar na cidade de Okhtyrka, uma cidade entre Kiev e Kharkiv. O ataque ocorreu no domingo (27), mas na segunda (28) o governador regional Dmytro Zhyvytskyy informou sobre o confronto.
Ele publicou fotos da estrutura de um prédio de quatro andares que foi carbonizado e de equipes fazendo buscas em escombros.
Muitos soldados russos e alguns moradores do local também morreram em combate, disse o governador. As agências de notícias não conseguiram confirmar os relatos de Zhyvytskyy.