O governo federal anunciou um plano para reduzir os acidentes de trânsito nos municípios e conceder premiação para as cidades que atingirem as metas estabelecidas. O objetivo, de acordo com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), é diminuir em 50% o número de feridos e mortes nas vias do país até o ano de 2030.
A Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), vinculada ao Ministério dos Transportes, revelou que quase 80% das mortes no Brasil acontecem em apenas 20% dos municípios, totalizando cerca de 1,2 mil cidades com mais de 30 mil habitantes. Anualmente, o trânsito no país ceifa a vida de aproximadamente 25 mil pessoas.
Para atingir essas metas, o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, afirmou que a pasta fornecerá consultoria aos municípios, apresentando as melhores práticas aos gestores e acompanhando o cumprimento das metas.
O anúncio foi feito durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente de 18 a 25 de setembro, com um foco especial na segurança este ano.
É importante ressaltar que durante esse período também acontece a Semana Nacional da Mobilidade, celebrando o Dia Mundial sem Carro em 22 de setembro. Nessa mesma data, o governo planeja apresentar uma estratégia para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte.