Governo envia Força Nacional para garantir a ordem pública em Rondônia

De acordo com o MJSP, o efetivo da Força Nacional permanecerá na cidade por um período inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme necessário.

Ataques em Porto Velho, Rondônia | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou, nesta terça (14), o emprego da Força Nacional em Porto Velho (RO). A medida foi oficializada por meio de uma portaria e visa apoiar o governo local na preservação da ordem pública e na segurança de pessoas e patrimônios.

O que aconteceu?

A decisão foi motivada por recentes incidentes na capital, que culminaram na interrupção completa do transporte coletivo. Ataques criminosos resultaram no incêndio de ônibus, deixando milhares de moradores sem opção de deslocamento.

90 dias

De acordo com o MJSP, o efetivo da Força Nacional permanecerá na cidade por um período inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme necessário. O número de agentes será definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Missão ampliada

Agentes da Força Nacional já atuam em Rondônia desde setembro de 2024, em operações de combate a queimadas e crimes ambientais. Agora, a missão será ampliada para responder à onda de violência urbana que tem impactado diretamente os moradores da capital.

Ataques

A paralisação do transporte coletivo foi total nesta terça-feira, após os ataques. A situação agravou o caos na cidade e trouxe à tona preocupações com a segurança pública. O governo estadual está em comunicação constante com o MJSP, repassando informações para auxiliar no planejamento e na execução das ações de segurança.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES