Forte chuva causa morte, deixa feridos e suspende aulas em Santa Catarina

As intensas chuvas no estado já causaram danos em pelo menos 54 municípios, de acordo com a Defesa Civil

Chuvas no Sul | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida, após uma forte chuva que caiu no estado de Santa Catarina desde o início da semana. De acordo com os meteorologistas a previsão é de chuva com mais intensidade nesta sexta-feira (6), com grande risco de enxurradas e alagamentos. Ao todo cerca de 60 municípios do estado foram atingidos. 

Conforme informações da Defesa Civil estadual, a instabilidade climática deve persistir até domingo (7), podendo resultar em acumulados de chuva entre 150 e 200 milímetros em cidades do litoral Sul, Serra e Oeste de Santa Catarina. As intensas chuvas no estado já causaram danos em pelo menos 54 municípios, de acordo com a Defesa Civil. Sete cidades declararam estado de emergência, e o estado também lamentou uma fatalidade, além de dois feridos.

Forte chuva no Sul(Foto: CBMSC/Divulgação)

Leia Mais

Curitibanos, Canoinhas, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogério, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra estão entre as cidades afetadas. Até quinta-feira, 1.084 pessoas foram impactadas, com 504 delas sendo desalojadas e outras 80 desabrigadas.

INMET EMITE ALERTA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para a região Sul, prevendo ventos intensos com velocidades de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Existe também o risco de cortes de energia elétrica, danos às plantações, quedas de árvores e inundações.

Em termos gerais, conforme explicado pelo Inmet, um alerta laranja é emitido em situações meteorológicas consideradas perigosas.

“Vai formar um ciclone extratropical na costa da Argentina, bem longe. Não será esse ciclone que vai provocar a chuva, mas a partir dele será formada uma frente fria que provocará toda essa chuva. Há alertas de vento e o nível do rio Guaíba pode subir”, detalhou Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo

A previsão de chuva vale também para o Mato Grosso do Sul, passando por parte de São Paulo. Também há previsão de ventos fortes, que podem atingir 80 km/h, passando de Mato Grosso do Sul até São Paulo, sul da Bahia até o Rio de Janeiro.

(Com informações do G1)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES