A Diretoria da Maternidade Santa Fé divulgou detalhes sobre o processo de parto da dentista Maria Cristina Carvalho de Almendra Freitas, filha do ex-governador Freitas Neto, que morreu nesta quarta-feira (21). Segundo a nota enviada ao Meionorte.com, Kiki Freitas, como era conhecida, entrou em trabalho avançado de parto por volta das 7h50.
De acordo com a maternidade, o parto foi normal e sem analgesia/anestesia, que ocorreu às 8h28. “Durante a assistência ao período expulsivo a paciente evoluiu com sinais de angioedema e desconforto respiratório, sendo realizada medidas imediatas de suporte e parto por via mais rápida devido gravidade do quadro. O recém-nascido encontra-se em estado grave, após reanimação neonatal realizada pela equipe da Santa Fé”, diz trecho do comunicado.
Após o parto, Maria Cristina teve uma parada cardiorrespiratória, sendo assistida por sua equipe particular, composta por duas obstetras, uma enfermeira obstetra, uma fisioterapeuta e uma doula, juntamente com o corpo clínico da maternidade, assim como pela equipe da UTI Movel da Unimed, que já se encontrava no local. "Lamentamos profundamente o ocorrido, esclarecemos que foram prestadas toda a assistência, assim como se solidariza com a família nesse momento de dor", finaliza.
Prefeitura de Teresina emite nota de pesar
Em nota, a Prefeitura de Teresina lamentou o falecimento da odontóloga. "Kiki Freitas, como era conhecida, se destacou como uma excelente profissional de pesquisa em sua área. O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados e presta condolências nesse momento de dor", diz trecho da nota.
Governo do Piauí divulga nota
O Governo do Estado do Piauí lamentou em nota divulgada nesta quarta-feira (21), o falecimento da dentista Maria Cristina Carvalho de Almendra Freitas, filha do ex-governador Freitas Neto.
“Maria Cistina Freitas era cirurgiã dentista e também atuava como coordenadora dos cursos de odontologia e radiologia em uma faculdade da capital. Como pesquisadora acadêmica tinha mestrado na área de Dentística e doutorado em Ciências Odontológicas Aplicadas. Neste momento de dor, o Governo do Estado do Piauí expressa as mais sinceras condolências à família, amigos”.
Centro Universitário UniFacid
O Centro Universitário UniFacid também divulgou nota de pesar lamentando o falecimento de Maria Cristina, que era Coordenadora de Odontologia e Radiologia na unidade de ensino. "Em respeito ao trabalho exercido nestes anos, declaramos luto para hoje (21) onde suspenderemos nossas atividades acadêmicas durante o dia. Nossas sinceras condolências e sentimentos aos amigos, alunos e familiares neste momento de luto", diz o comunicado.