Fazenda da Paz encerra curso de instalação fotovoltaica com 22 alunos

Alunos foram qualificados e estão aptos para entrar no mercado de trabalho

Entrega de certificado de curso | Raissa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Fazenda da Paz em parceria com a instituição Brücke Le Pont, da Suíça, realizou nesta quarta-feira, 4, no Centro de Reinserção Pedro Balzi, a certificação de 22 alunos que fizeram o curso de instalador fotovoltaica, ministrado pelo professor Paulo Henrique.

O Coordenador geral de Enfrentamento às Drogas do Estado, Sâmio Falcão, destacou a importância o trabalho, pois há o preparo dos acolhidos que fazem tratamento de dependência química a serem recolocados no mercado de trabalho.

"Esse curso de instalação de placas solares é de extrema importância, a demanda é crescente no Estado e com isso, damos oportunidades aos jovens no mercado de trabalho", destacando a importância da Fazenda da Paz na prevenção, acolhimento e fechando o ciclo com a reinserção social.

Coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, diz que a Fazenda da Paz é a primeira comunidade terapêutica do Piauí. "Trabalhamos a reinserção social desde o primeiro momento, pois enxergamos que o dependente químico precisa ser tratado e preparado para voltar ao mercado de trabalho", disse, enfatizando que hoje trata-se de mais uma formação, que é o curso de instalação fotovoltaica, numa parceria Fazenda da Paz, a Brûcke Le Pont, Governo do Estado que faz este trabalho de reinserção social.

Piauí é exemplo

O Piauí, segundo Célio Barbosa, dá exemplo na política social de tratamento de dependentes químicos, realizando a prevenção, o tratamento e a inserção no mercado de trabalho. 

"Estamos entregando para o mercado 22 pessoas preparadas para trabalhar na instalação de placas de energia solar", explica, informando que são realizados cursos de mecânica de motos, marcenaria, doces e salgados, serviços gerais. "Daqui saem homens disciplinados, organizados e com uma profissão", diz, afirmando que o Centro de Referência tem parcerias com algumas empresas para empregar essas pessoas.

O professor Paulo Henrique diz que o Piauí tem necessidade de mão-de-obra de instalador de placa solar. Então, o curso ajuda as empresas que procuram mão de obra e os alunos. "Os alunos estão preparados, fizeram boa prática e estão aptos a trabalhar em qualquer área do ramo de energia solar", diz.

Alunos destacam importância da profissão

Elthon Conde dos Santos recebeu o certificado e espera obter novas oportunidades com esse curso. "A expectativa é boa, é um mercado que cresce e estamos preparados", diz.

Flávio Pereira fez o curso de marcenaria e agora o de fotovoltaica. "Em marcenaria foi um aperfeiçoamento", diz, enfatizando que com o outro cu rso, espera conseguir trabalho e, futuramente, planeja fazer curso superior.

Aos 48 anos, Raimundo Ananias também concluiu o curso de instalação fotovoltaica. "Foi uma boa experiência, fiquei mais de 20 anos sem estudar e fiquei empolgado em voltar", diz, ressaltando que pretende fazer outros cursos.

Francisco de Assis foi outro que concluiu o curso, gostou do que aprendeu por ser algo diferente e que o mercado está em alta e acredita que em breve estará trabalhando.

O aluno Paulo Henrique já trabalhava no setor de energia fotovoltaica e que com o curso agregou mais conhecimento. "Tirei minhas dúvidas e foi além do que eu sabia", diz, declarando que trabalha na MG2 Energia Solar.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES