Ex-ginasta: Saiba quem é a suposta amante de Putin alvo de sanções

Putin, no entanto, já negou anteriormente ter um relacionamento com Kabaeva, permanecendo discreto em assuntos relacionados à sua vida pessoal.

Ginasta | ATTILA KISBENEDEK / AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governo americano anunciou nesta quarta-feira novas sanções contra a Rússia por conta da invasão realizada na Ucrânia. Entre os alvos, está, além das próprias filhas de Vladimir Putin, a ex-ginasta olímpica Alina Kabaeva, que é apontada como amante do presidente russo.

Putin, no entanto, já negou anteriormente ter um relacionamento com Kabaeva, permanecendo discreto em assuntos relacionados à sua vida pessoal. Ele foi casado com Lyudmila Putina por 30 anos, até eles terminarem a união, em 2013. Kabaeva, por sua vez, também nega qualquer vínculo afetivo com o presidente russo.

Leia Mais

Putin e Kabaeva negam qualquer relacionamento - Foto: Kremlin/Divulgação

Segundo a Newsweek, o Kremlim teria, inclusive, impedido que notícias ligando Putin e Kabaeva fossem publicadas na imprensa local. Em 2008, o jornal "Moskovsky Korrespondent" foi fechado por uma semana após ter noticiado que Putin estaria se separando de Lyudmila por conta do relacionamento com a ex-ginasta. No entanto, um dos responsáveis pela empresa disse, na ocasião, que a decisão de fechar o veículo não havia sido política — mas um ex-vice-editor negou a versão.

Georgy Alburov, que trabalha para o líder da oposição russa Alexei Navalny, foi um dos que lideraram o pedido de sanções contra Kabaeva. Por meio do Twitter, nesta terça-feira, ele publicou uma série de posts detalhando os motivos que indicariam a necessidade de ela ser punida. 

Alina Kabaeva foi punida com uma série de sanções por ser beneficiária de Putin - Foto: Divulgação/Festival Alina Kabaeva

"Alina Kabaeva deve ser sancionada imediatamente. Ela é a beneficiária da corrupção de Putin, e seus parentes compram apartamentos e casas com dinheiro roubado de russos. Ela é um membro do círculo íntimo de Putin, um membro de sua família que se aproveita de sua posição", escreveu.

Segundo o jornal britânico “Telegraph”, Kabaeva e seus filhos estão escondidos em um chalé suíço, enfrentando crescentes pedidos para serem extraditados de volta para a Rússia.

Kabaeva está entre as ginastas mais premiadas na história da Rússia - Foto: Attila Kisbenedek/AFP

Kabaeva está entre as ginastas rítmicas mais premiadas na história da Rússia. Antes de se aposentar, ela ganhou duas medalhas olímpicas, incluindo o ouro no Individual Geral de Ginástica Rítmica nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. A russa também conquistou 14 medalhas do Campeonato Mundial e 21 do Campeonato Europeu. 

Após o fim de sua carreira como atleta, Kabaeva mudou-se para a política, servindo vários anos como membro do Partido Rússia Unida (do qual Putin faz parte) na Duma estatal, a câmara dos deputados russa. Enquanto servia no governo, ela também foi capa da Vogue Rússia em 2011. Em 2014, ela renunciou à Duma e assumiu o cargo de presidente do conselho de administração do National Media Group, um grande conglomerado de mídia local. Segundo o “The Insider”, um meio de comunicação russo independente, ela teria recebido um salário anual de cerca de US$ 10 milhões.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES