A governadora Regina Sousa e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, farão a entrega do Passe Livre 2022 para estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) este ano.
O lançamento da ação acontece na manhã da quarta-feira (09), às 11h, no Palácio de Karnak. Serão um total de 9.500 passes e a ação integra a frente de inclusão universitária promovida pelo Governo do Estado, por meio pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para os estudantes da rede estadual de ensino. Neste ano o Piauí tem cerca de 83 mil candidatos inscritos para as provas.
O Passe Livre dá a oportunidade dos estudantes se deslocarem do município onde residem até o polo em que os mesmos farão a prova nos dois dias de aplicação do Enem. Em Teresina, 2.200 (dois mil e duzentos) estudantes serão beneficiados com o cartão Passe Livre e, no interior, a Seduc realiza a logística de transporte para garantir o traslado dos estudantes em 192 (cento e noventa e dois) municípios até os 32 (trinta e dois) municípios polo de aplicação, garantindo gratuidade de acesso aos locais de prova para 7.300 (sete mil e trezentos) alunos da rede estadual, abrangendo Ensino Médio Regular, Ensino Médio de Tempo Integral, Educação de Jovens e Adultos e Ensino profissionalizante, exclusivamente para comparecimento às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.
DESDE 2016
A ação acontece desde 2016 devido à necessidade de atender estudantes que deixavam de comparecer ao exame por não terem recursos para o deslocamento até os locais de prova, o que levou o Piauí a índices altos de abstenção. Com isso, o Governo do Estado, por meio da Seduc, implementou a estratégia que possibilitou que o Piauí fosse o estado com a maior taxa de presença no certame por 3 anos consecutivos e ainda se mantenha como destaque entre os estados com a menor taxa de abstenção do exame, mesmo em meio à pandemia de Covid-19 em 2020.
PRÉ-ENEM
A 6 dias da aplicação das provas, a equipe Pré-ENEM Seduc possui 23 ações e dentre elas estão estratégias de mobilização, reforço e preparação para o Exame, com revisões de véspera, aplicação de simulados, podcasts com dicas de preparo emocional para as provas, salas de aula on-line, Enem 1000, rodas de conversas com professores, Corujão da Vitória e “Dia E”. Isso coloca o Piauí como um dos maiores em ações de inclusão universitária.