A Governadora Regina Sousa recebeu nesta segunda-feira (08), a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, no Palácio de Karnak. A visita de cortesia foi também de reafirmação das parcerias com a entidade que desde 2014 atua fortemente no Piauí, por meio de parceria firmadas com universidades, instituições de pesquisa, rede assistencial e gestores do sistema de saúde. Os secretário de Saúde, Neris Júnior, também participou da audiência.
Na oportunidade a governadora agradeceu o apoio em especial no momento de enfrentamento à Covid 19, quando a Fiocruz manteve diálogo com as instituições federais, estaduais e municipais, exercendo atividades consultivas, de orientação e assessoria científica para ações de prevenção e de combate a Covid-19, além da proposição e execução de projetos de pesquisa envolvendo diversos segmentos interinstitucionais.
“Foi um momento muito difícil em que houve também a ausência do Governo Federal. E a Fiocruz e outras instituições fizeram um papel que tinham que fazer ajudando nas pesquisas, nas estatísticas na questão das vacinas e teve uma presença muito forte no Piauí e em todo o Nordeste”, comentou Regina Sousa.
Os projetos desenvolvidos pela Fiocruz Piauí também têm forte inserção no campo das doenças negligenciadas e da pobreza, em seus aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais, estando alinhados ao cenário regional, no qual as doenças infecciosas permanecem com morbidade significativa.
“Além destes, implementamos ações na área social em saúde visando a participação dos sujeitos sociais contribuindo assim no processo de democratização das políticas sociais e de saúde pública. Pesquisas biomédicas, saúde da família dentre outras”, disse a presidente.
“Nós trabalhamos de uma maneira muito intensa a Vigilância da Saúde junto com o Laboratório Central do Estado preparar as diferentes emergências isso se intensificou muito em surtos de dengue, Zikavirus e na Covid 19. A saúde materno infantil também é um campo de parceria, pois trabalhamos juntamente com o Estado para diminuir a mortalidade infantil, que é uma dos grandes problemas do país. Tudo isso na perspectiva da ciência e da tecnologia em favor do Sistema Único de Saúde”, disse a presidente Nísia Carvalho.
Neris Júnior destacou que a parceria com a Fiocruz também tem como objetivo preparar a gestão para enfrentamento de momentos emergenciais.
“Passamos por essa pandemia e fomos um dos estados que mais se sobressaiu em relação aos outros estados em relação a gestão e ao combate da pandemia. Nós fomos campeões e vacinação e a FioCruz tem diversos estudos sobre a efetividade das vacinas vigentes no Brasil e seu estudos ajudam a nortear as ações em diversas áreas” destacou o secretário de saúde, Neris Júnior.
Fiocruz é agraciada com Medalha pela UFPI
Na manhã desta segunda-feira (07), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí (CONSUN/UFPI) homenageou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio de uma sessão solene com entrega da Medalha do Mérito Universitário. O evento ocorreu no Cine Teatro, localizado no Espaço Rosa dos Ventos, e contou com a presença da Presidente da Fiocruz e pesquisadora, Nísia Trindade de Lima, que recebeu a homenagem.
Na ocasião, o Reitor Gildásio Guedes, presidente do Consun, esteve à frente da solenidade com a presença do vice-reitor Viriato Campelo e demais integrantes do Conselho Universitário.
Gildásio Guedes, Reitor da UFPI, destacou a importância de homenagear a Fiocruz por todo o trabalho feito desde a sua fundação e principalmente no combate à Pandemia de Covid-19.
“A UFPI reconhece a Fundação Oswaldo Cruz como uma das instituições mais conceituadas que promovem saúde e conhecimento por todo o país”, afirmou Gildásio.