A Unidade de Execução da Embrapa Parnaíba não será fechada. A informação é do José Oscar Lustosa de Oliveira Júnior, Chefe-Adjunto de Administração e Finanças da Embrapa Meio-Norte.
"As atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Unidade de Execução de Pesquisa em Parnaíba, parte do Centro de Pesquisa da Embrapa Meio-Norte (CPAMN), foram realinhadas desde 2002", diz, enfatizando que o realinhamento da agenda de pesquisa tem foco em duas áreas de pesquisa que são a bovinocultura leiteira e fruticultura irrigada.
Segundo José Oscar, no realinhamento da empresa, neste ano foram movimentados 24 dos 55 empregados. "Essa movimentação está suspensa por decisão judicial", comenta José Oscar, declarando ainda que o realinhamento da Unidade de Execução da Embrapa não trará impacto negativo para cidade, pois todas as atividades de pesquisas continuam sendo realizadas e permanecem alinhadas aos temas vinculados as atividades agropecuárias da Macro Região dos Tabuleiros Litorâneos.
Além de Teresina, José Oscar diz que a Embrapa Meio-Norte possui uma Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) em Parnaíba, que é uma área de cessão de uso formalizada pelo DNOCS, e duas bases físicas nos municípios de Campo Maior (uma fazenda) e de São João do Piauí (três fazendas), com atividades vinculadas a agenda de pesquisa da Embrapa Meio-Norte.
Pesquisas
José Oscar cita que entre as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Meio-Norte estão o Programa de Melhoramento Genético de grãos, especificamente vinculado ao gênero Vigna uguiculata L. Walp, incluindo feijão-caupi e ostras espécies, com o maior banco de germoplasma do gênero no Brasil; Manejo Conservação da Raça Curraleiro pé-duro, e construção do processo do boi ão tropical.
A empresa tem pesquisa na área do desenvolvimento de processos para convivência com a seca em cultura produtoras de grãos; manejo da caprinocultura no semiárido; integração lavoura-pecuária (ILPF); apicultura e meliponicultura e outros.
"Todas as atividades vinculadas a agenda de pesquisa da Unidade têm abordagem m para a Região Meio-Norte do Brasil, nos estados do Piauí e Maranhão. Desenvolvimento de atividades na Região Centos Oeste do Brasil, com impacto das tecnologias para todo o País e o Mundo", diz José Oscar.