A Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta segunda-feira (13), pelos esforços para resgatar os brasileiros que estavam refugiados em Gaza.
"Parabéns ao presidente Lula e sua administração, especialmente ao Itamaraty, Presidência e a FAB, por seus esforços incansáveis para garantir o retorno seguro de brasileiros e suas famílias de Gaza", elogiou a embaixadora, em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).
A aeronave decolou do aeroporto internacional do Cairo, no Egito, rumo ao Brasil às 6h52, no horário de Brasília, e fará três escalas para reabastecimento em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na base aérea do Recife. A chegada a Brasília está prevista para as 23h30 desta segunda-feira (13). O grupo é composto por 22 brasileiros, 7 palestinos que têm RNM (Registro Nacional Migratório) e 3 palestinos que são familiares próximos dos demais integrantes. Desses, 17 são crianças, 9 são mulheres e 6 são homens.
Mais cedo, o presidente Lula havia afirmado que as ações para retirar os brasileiros da Faixa de Gaza foram difíceis porque envolviam diferentes fatores, entre eles a "boa vontade de Israel".
"Estamos trazendo o possível para liberar, com muito sacrifício, porque dependia da boa vontade de Israel, dependia da quantidade de pessoas, que a gente não sabia. Todo dia ligava de manhã, de tarde, para o ministro de Israel, ligava para o ministro do Egito, para o nosso embaixador e, depois, conseguimos trazer as pessoas", afirmou.
Lula disse, durante cerimônia no Palácio do Planalto para a sanção da lei que atualiza o sistema de cotas, que esta segunda é um "dia feliz", por causa da chegada do grupo de Gaza, e afirmou que nenhum brasileiro vai ficar para trás se quiser retornar. Ele deve receber os resgatados na Base Aérea de Brasília no fim da noite desta segunda (13).