Tragédias climáticas extremas afetam orçamento de 2025, diz relator da LDO

Em 2024, já foram emitidas 10 medidas provisórias, totalizando R$ 40,8 bilhões em créditos extraordinários. Esse valor é comparável ao gasto anual com seguro-desemprego.

Avalie a matéria:
Enchentes como ocorreu no Rio Grande do Sul afeta orçamento | Mauricio Tonetto/Secom

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 (PLN 3/24), destacou que eventos climáticos extremos impactam o planejamento orçamentário e a trajetória da dívida pública. Em 2024, já foram emitidas 10 medidas provisórias, totalizando R$ 40,8 bilhões em créditos extraordinários. Esse valor é comparável ao gasto anual com seguro-desemprego.

Metas

Confúcio Moura sublinhou a importância de o governo cumprir as metas fiscais anuais, especialmente devido ao impacto desses créditos extraordinários na dívida pública, que está próxima a 80% do PIB. A meta para 2025 é zerar o déficit, mas esses créditos não afetam a meta fiscal deste ano, que busca o equilíbrio das contas.

Dívidas

O senador explicou que eventos como enchentes, secas e incêndios aumentam a dívida pública devido à insuficiência da reserva orçamentária. Quando os recursos são insuficientes, o governo recorre ao Congresso para solicitar crédito extraordinário, aumentando o endividamento ao emitir títulos e captar dinheiro no mercado.

Críticas

Confúcio Moura enfatizou a necessidade de alcançar a meta fiscal para restaurar a confiança dos investidores no mercado financeiro brasileiro. Ele criticou a tendência de relaxamento fiscal ao longo do ano, que impede o cumprimento das metas e afeta negativamente a economia.

Corte

Durante audiência na Comissão Mista de Orçamento, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que, se houver risco de não cumprir a meta no fim do ano, o Orçamento será cortado. O projeto da LDO de 2025 precisa ser votado na Comissão Mista de Orçamento e no Plenário do Congresso Nacional até 17 de julho.

Prevenção 

Confúcio Moura acredita que a votação da LDO de 2025 será mais fácil, sem grandes mudanças em relação à LDO de 2024. Ele já publicou seu relatório preliminar, priorizando ações de prevenção contra eventos climáticos extremos e mitigação de seus efeitos. Além disso, emendas relacionadas ao Plano Plurianual 2024-2027 e a projetos em execução terão prioridade na LDO de 2025. (Com informações da Agência Câmara)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES