A governadora Regina Sousa fez nesta segunda-feira, 12, o lançamento do Projeto “Ei Mermã, Elas Empreendem”, cujo objetivo é fomentar a autonomia econômica e financeira das mulheres nos territórios do Piauí, em parceria com o SEBRAE.
O projeto contempla mais de 6 mil mulheres em 23 municípios e, segundo a governadora Regina Sousa, a meta é a busca de independência financeira às mulheres. "Muitas mulheres são obrigadas a suportar a violência por não ter autonomia financeira, não ter para onde ir", disse a chefe do Executivo Estadual.
Segundo a governadora, a Piauí Fomento vai conceder crédito para as mulheres começar sua atividade. "O projeto visa a qualificação para que as mulheres possam competir no mercado com um trabalho qualificado, etiquetado para competir de igual para igual no mercado", disse.
Mulheres lideram ranking de empreendedorismo
O presidente da Agência Piauí Fomento, Luís Carlos Ewerton, o projeto visa o financiamento para as mulheres empreendedoras que serão capacitadas e preparadas para empreender o seu próprio negócio. "Hoje o programa Fomento Mulher já financeirou mais de mil mulheres", disse, enfatizando que de 60% a 70% das propostas encaminhadas à agência são de mulheres. "Elas lideram o empreendedorismo no Piauí", disse.
O diretor do Sebrae, Mário Lacerda, destacou a importância dessa ação do Governo do Estado ao incentivar o empreendedorismo feminino, com um projeto capitaneado pela Coordenaria Estadual de Políticas para Mulheres (CEPM), que tem trabalhado nessa linha de trazer conhecimento, formação de preço para tornar o negócio viável. "O Sebrae está focado na mulher empreendedora", disse apostando no êxito do projeto para gerar emprego e que será uma semente para novas ações.
Projeto visa garantir autonomia financeira
O projeto “Ei Mermã, Elas Empreendem” visa a capacitação de mulheres empreendedora em situações de vulnerabilidade ou de violência doméstica para estimular a autonomia econômica e financeira das mulheres nos territórios.
Serão disponibilizados os seguintes cursos: Como Agir de Maneira Empreendedora, Plano de Negócio, Como Controlar Fluxo de Caixa, Como Aumentar suas Vendas, Modelagem de Negócios (utilizando canva), Atendimento ao Cliente - Como Satisfazer e Encantar seus Clientes, Como Criar uma Loja Virtual, Como Vender Usando o Instagram e Como Vender Usando o Whatsapp.
Os cursos de capacitação ocorrerão em formato presencial e online, nas unidades da sede do SEBRAE, sendo ofertadas 6.120 vagas e acontecerão também nos territórios de desenvolvimento do Estado do Piauí.
Durante a solenidade o Ministério Público do Trabalho do Piauí fez a entrega de cinco computadores para a Coordenadoria de Mulheres com o objetivo de realizar a equipagem da sala de capacitação da mulher empreendedora Esperança Garcia e da biblioteca Luíza Amélia de Queiroz.