A Receita Federal vai abrir, na próxima quarta (23), a partir das 10h, a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda referente ao mês de 2025. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Prioridades
📌 Desse total, R$ 180,2 milhões são destinados aos contribuintes com prioridade legal. Entre eles, destacam-se 4.284 idosos com mais de 80 anos, 25.283 entre 60 e 79 anos, além de 3.820 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave. Também estão na lista 9.502 profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério.
Restituição via pix
🧾 Outros 204.798 contribuintes conseguiram prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou por optarem por receber a restituição via PIX. Já os 31.813 contribuintes restantes, que também receberão neste lote, não possuem prioridade legal — mas tiveram suas declarações liberadas agora.
Passo a passo
🔍 Para saber se está no grupo contemplado, o cidadão deve acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, é só escolher “Consultar a Restituição”. A plataforma também permite checar se há pendências na declaração, por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Caso necessário, é possível corrigir as informações com uma declaração retificadora.
Consultas
📱 A Receita ainda oferece um aplicativo para tablets e smartphones, onde é possível verificar a liberação da restituição e a situação cadastral do CPF. A consulta é direta nas bases do órgão e pode ser feita a qualquer hora. Uma comodidade a mais para quem quer evitar surpresas!
Malha fina
🚨 Quem caiu na temida "malha fina" também será avisado ao acessar o extrato no e-CAC. Basta ir até a aba “Processamento” e clicar em “Pendências de Malha”. Lá, o sistema informa se houve retenção e o motivo. A restituição, nesses casos, só será liberada após a correção das inconsistências ou a comprovação dos dados enviados.
Atendimento
🏦 O crédito será feito somente em conta bancária do titular da declaração. Se o valor não cair por erro nos dados bancários, o contribuinte pode solicitar o reagendamento com o Banco do Brasil, dentro de um ano, pelos canais digitais ou pela Central de Atendimento. Se mesmo assim o valor não for resgatado nesse prazo, é preciso pedir o resgate pelo portal e-CAC da Receita Federal. (Fonte: G1)