Há três semanas na presidência da Petrobras, Magda Chambriard anunciou mudanças na diretoria da companhia. Nesta sexta-feira (14), decidiu substituir três dos oito diretores executivos. As indicações são Renata Baruzzi para a Diretoria Executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Sylvia dos Anjos para a Diretoria Executiva de Exploração e Produção, e Fernando Melgarejo para a Diretoria Executiva Financeira e de Relacionamento com Investidores.
Qual o trâmite?
As novas nomeações passarão pelos procedimentos internos de governança corporativa da Petrobras, que incluem análises de conformidade e integridade. Após essas avaliações, os nomes serão encaminhados para apreciação do Comitê de Pessoas e, em seguida, para deliberação do Conselho de Administração. Até a conclusão desse processo, os atuais diretores permanecerão em suas posições.
Quem sai
Joelson Falcão Mendes, Carlos José do Nascimento Travassos e Carlos Alberto Rechelo são os diretores que deixarão seus cargos após a aprovação dos novos nomes. Rechelo estava no cargo de forma interina, após a saída de Sergio Caetano Leite, que deixou a Diretoria Financeira em maio, acompanhando o presidente demitido, Jean Paul Prates.
Importância das mudanças
Magda Chambriard afirmou que as trocas fazem parte de um “ajuste de perfil” na diretoria da Petrobras. A presidente agradeceu aos diretores que estão saindo pela liderança e contribuição ao longo de suas carreiras na companhia. Chambriard enfatizou que mudanças na diretoria são comuns em processos de gestão de mudanças e não refletem negativamente sobre a competência dos que estão deixando seus cargos.
Mulheres no comando
Após a transição, quatro dos nove cargos na Diretoria Executiva da Petrobras serão ocupados por mulheres. Os diretores que permanecem em seus cargos são Clarice Coppetti (Assuntos Corporativos), Claudio Romeo Schlosser (Logística, Comercialização e Mercados), Mário Spinelli (Governança e Conformidade), Mauricio Tolmasquim (Transição Energética e Sustentabilidade) e William França da Silva (Processos Industriais e Produtos).
Currículos dos novos diretores
Sylvia dos Anjos é geóloga formada pela UFRJ com vasta experiência na área de exploração e produção. Fernando Melgarejo tem uma longa carreira no Banco do Brasil e Renata Baruzzi, com formação em matemática pela Unicamp, tem uma extensa trajetória na Petrobras, incluindo experiência internacional. Essas mudanças visam alinhar a diretoria da companhia com as novas diretrizes da presidência.