Piauí atrai investimentos e contará com terminal de petróleo

Superintendente para atração de investimentos, Ulysses Moraes, anuncia empreendimentos para Teresina e Picos

Ulysses Moraes | Raissa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com o aquecimento da economia no pós-pandemia, o Piauí tem atraído empreendimentos e, segundo o superintendente para atração de investimentos da Secretaria Desenvolvimento Econômico (SDE), Ulysses Moraes, a SDE está fazendo um grande trabalho para atração de empresas para o estado.

Ele informou ainda que um novo terminal de combustível em Teresina será implantado em Teresina, o que vai suprir o déficit de combustível que o Piauí tem. Atualmente o estado  tem uma defasagem de aproximadamente de 20% a 25% do seu consumo de combustível que é provido pelos polos de São Luís (MA) e Suape (PE) por indisponibilidade de produto dentro do estado para fornecimento aos postos revendedores.

Segundo Ulysses Moraes a empresa TEMAPE, Terminal de Combustível de Pernambuco,  está sendo implantada em Suape e aqui em Teresina. "Agora estamos na fase do cumprimento de exigências burocráticas", disse.

Superintendente da SDE para atração de investimentos (Raissa Morais)

Além da atuação para trazer empresas para a capital, Ulysses destaca os esforços para levar empreendimentos para o interior e citou a implantação de dois novos investimentos no distrito industrial de Picos. "Trata-se de uma usina de energia solar e uma fábrica de ração para peixes", disse.

Segundo Ulisses, o trabalho é contínuo e a implantação do terminal é de imediato. "Assim que forem superadas as barreiras burocráticas e licenciamento ambiental e licenciamento junto à Prefeitura de Teresina, pois temos um trabalho com o secretário Marcelo Eulálio, vamos iniciar imediatamente ", diz.

O superintendente diz ainda que o terminal pode deixar o combustível mais barato no Piauí. "Hoje o combustível que chega ao Piauí, 25% vem em caminhão tanque de Suape ou do Ceará. Levando em conta a expectativa de que as obras devem iniciar em três meses, o terminal deve estar pronto em 1 ano. O combustível virá de Suape via trem e a lógica aponta o barateamento de custo e as distribuidoras terão mais opções de fornecimento que é o terminal", diz, contando que o investimento gira em torno de R$ 60 milhões, o que indica uma boa mobilização de mão de obra e contratação de empresas locais para construção do terminal. "Nossa expectativa é bastante positiva", diz Ulysses.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES