O governador Rafael Fonteles se reuniu com representantes do Grupo Cobra Brasil, nesta quinta-feira, 5, no Palácio de Karnak. Trata-se de uma empresa espanhola que está implantando um parque de energia solar no município de Ribeiro Gonçalves. Durante o encontro, a empresa apresentou ao governador o progresso dos serviços em andamento, que atualmente envolvem cerca de 100 trabalhadores locais no canteiro de obras.
Durante o auge da construção, o empreendimento está previsto para empregar mais de 1200 pessoas, conforme explicou Rafael Fonteles. Ele destacou que, quando estiver operacional, a usina solar irá gerar uma quantidade de energia maior do que a barragem de Boa Esperança. Fonteles afirmou que em breve visitará as obras da usina solar em construção e destacou que, no pico da construção, serão gerados mais de mil e duzentos empregos. O parque solar terá uma capacidade de geração de 393 megawatts, superando a usina de Boa Esperança, que representou uma revolução energética para o estado do Piauí na década de 70.
O diretor de operações do Grupo Cobra Brasil, José Carlos Hernandez, detalhou que os primeiros trabalhos no canteiro de obras já foram iniciados. A previsão é que as atividades do parque solar comecem em novembro de 2024.
"Hoje viemos apresentar ao governador o progresso das obras do parque solar em Ribeiro Gonçalves. O projeto está em desenvolvimento há 3 anos. Já mobilizamos mais de 100 pessoas e começamos, em agosto, as obras de supressão ambiental, que são necessárias para cumprir o objetivo de entregar energia no final do próximo ano. Posteriormente, iniciaremos a terraplanagem e a montagem das estruturas e, se tudo correr conforme o planejado, estaremos operacionais até novembro do próximo ano", detalhou José.
Rafael reforçou o potencial do Piauí na geração de energias renováveis, destacando especialmente a energia solar. "São investidores espanhóis que reconheceram o potencial do Piauí na geração de energia solar. Por isso, sempre acreditamos que o Piauí se tornará um líder cada vez mais proeminente na produção de energias renováveis", afirmou.
O CEO do Cobra Brasil, Jaime Llopis, ressaltou a importância de trabalhar em um estado com um grande potencial, como é o caso do Piauí. Ele também falou sobre as oportunidades e benefícios que o parque solar trará para a população. "Reforçando nosso compromisso com o estado, especialmente na área de geração de energias renováveis, que é tão importante, é um privilégio trabalhar no Piauí. Gerar energia não se resume apenas a produzir eletricidade; é gerar prosperidade, educação, saúde - são muitos os benefícios que vêm desses painéis solares", concluiu.
Além de Ribeiro Gonçalves, o Grupo Cobra Brasil também está envolvido em empreendimentos de energia solar no município de Cristino Castro. No total, os projetos do grupo representam um investimento de R$ 4 bilhões no estado do Piauí.