
De acordo com dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), o Piauí soma 143 mil mulheres donas de seus próprios negócios. No entanto, muitas empresárias enfrentam dificuldades no acesso a crédito e capacitação, além do desafio de equilibrar a vida profissional e pessoal.
MEI
No estado, 44,4% das microempreendedoras individuais (MEI) são mulheres, reforçando a tendência de crescimento do empreendedorismo feminino na região, segundo dados do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Desafios
Para enfrentar esses obstáculos, algumas instituições financeiras têm implementado programas específicos de apoio. É o caso do Sicredi, que destinou mais de R$ 14 bilhões em crédito para empresas lideradas por mulheres em 2024.
Volume
O volume representa um aumento dentro da carteira desse segmento, que encerrou o ano com mais de R$ 16 bilhões em financiamento. O investimento em capacitação com o curso "Mulher Empreendedora" e o Comitê Mulher, que já impactaram mais de 5,5 mil mulheres, promovendo liderança e equidade de gênero.