O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto, destacou nesta segunda-feira, 23, no Programa Banca de Sapateiro, da TV Jornal Meio Norte, as parcerias administrativas feitas com outras esferas administrativas como o Governo do Estado e declarou que está trabalhando de forma planejada para atração de investimentos para Teresina e para realização de eventos para fomentar a indústria de turismo.
O secretário informou que tem visitado os Polos Industriais Sul e Norte, tem dialogado com empresários para ouvir as demandas que estão sendo resolvidas e destacou o empenho do prefeito Dr. Pessoa para atrair investimentos para capital.
De acordo com Iran Felinto, foram realizadas algumas ações e a meta é melhorar ainda mais na estruturação desses parques para atração de mais empresas. Para este ano, com base em muitas negociações, são projetadas a instalação de mais empresas para a capital ao longo deste ano e a previsão é gerar cerca de 2 mil empregos.
O secretário destacou também o setor de turismo de eventos, na área de saúde, esportivo e de negócios. “São quatro bases que iremos desenvolver, estamos finalizando o calendário 2023, com ampliação dessas quatro áreas”, disse, enfatizando que cada segmento terá uma atenção especial e disse que a capital precisa voltar a receber uma competição nacional de eventos esportivos, seja de ciclismo. “Teresina precisa estar na rota dos grandes eventos”, afirmou.
Segundo o secretário, Teresina registrou aumento no turismo de 22% em relação ao ano de 2021. “Queremos voltar ao patamar de 2019 com 1 milhão de turistas e considero que temos potencial para alcançar um número bem maior. Estamos motivados para aumentar e dobrar esse número em 2024”, afirmou.
O secretário destaca a importância da indústria do turismo, um segmento que envolve uma cadeia de outros negócios, como restaurantes, setor hoteleiro,aquece as empresas de locação de carros, o setor de vestuário, dentre outros.
Na entrevista, o secretário falou ainda do Corso e ressaltou a expectativa para o evento após 2 anos sem a realização do Carnaval. O Corso é um evento consolidado na capital e neste ano ocorrerá no espaço do Balão do Eurobusiness até o complexo da Ponte Estaiada.
Na entrevista, o secretário destacou o PROCON Municipal, vinculado à SEMDEC, que chega a um resultado satisfatório de 94% de resolutividade e tem evitado a judicialização de mais de 2 mil casos. "São casos resolvidos no próprio PROCON Municipal", declara, informando que a meta é instalar outros núcleos do PROCON em outros bairros da capital.