Impasses atrasam calendário do BC e empurram Pix automático para 2025

Nos bastidores, a percepção é de que, mesmo com possíveis reforços na equipe e no orçamento, o lançamento ainda em 2024 é improvável

Roberto Campos Neto - presidente do Banco Central | Montagem/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O principal lançamento do Banco Central (BC) previsto para 2024, o Pix automático, enfrenta desafios que podem adiar sua chegada ao mercado para o próximo ano. A nova função, que permite pagamentos recorrentes, estava programada para ser lançada em 28 de outubro, mas atrasos nas etapas de desenvolvimento nos primeiros quatro meses do ano colocam em dúvida a viabilidade desse prazo. Além disso, a recente paralisação de servidores do BC pode impactar o ritmo de trabalho.

RISCOS SE FORÇAR O LANÇAMENTO: O presidente do BC, Roberto Campos Neto, vê o Pix automático como uma extensão significativa do legado de sua gestão, marcado pelo sucesso do Pix, lançado em 2020. No entanto, integrantes da alta cúpula da autoridade monetária reconhecem que há riscos devido ao orçamento apertado do órgão e à equipe reduzida. Se houver atraso, a novidade pode ser lançada após o fim do mandato de Campos Neto, que se encerra no próximo ano.

TEMPO PARA AJUSTES: Nos bastidores, a percepção é de que, mesmo com possíveis reforços na equipe e no orçamento, o lançamento ainda em 2024 é improvável. Os bancos e empresas que aderirem ao Pix automático precisam de tempo para ajustes, e o BC busca garantir que o novo produto seja totalmente funcional desde o primeiro dia de operação. Os bancos geralmente reservam dezembro para o fechamento do balanço anual, o que limita a janela de lançamento para no máximo um mês de atraso.

BENEFÍCIOS DA NOVIDADE: O Pix automático deve facilitar o pagamento de serviços recorrentes, como contas de luz, mensalidades e assinaturas de serviços de streaming, beneficiando tanto consumidores quanto empresas. A inovação promete ser uma alternativa mais eficiente e econômica ao débito automático e ao cartão de crédito, possibilitando a redução da inadimplência e o aumento da base de clientes. O BC afirmou que comunicará ao mercado sobre a evolução do Pix automático na próxima reunião do Fórum Pix.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES