Governo projeta terminal pesqueiro e hidrovia no Piauí

Governo ouviu as demandas de empresários piauienses.

Victor Hugo | Raissa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, afirmou que o governador visitou a indústria Ferronorte, a convite da companhia. O objetivo é compreender a expansão da empresa que está em curso no estado.

Victor Hugo destacou o encontro com os industriais, onde apresentará a plataforma intermodal, apresentada ao presidente Lula, contempla a hidrovia do Rio Parnaíba, abrangendo desde Santa Filomena a Teresina, uma cabotagem em Teresina para Ferrovia até o Porto de Luís Correia e terminais de grãos ao longo dessa plataforma intermodal.

Segundo Victor Hugo, ao longo dessa plataforma intermodal serão instaladas parques empresariais.”Trata-se de uma modelagem distinta dos distritos industriais que contempla espaços para centros de distribuição e prestadores de serviços. O Governador vai anunciar esse conjunto de parques empresariais ao longo da plataforma intermodal, que contempla o primeiro em Piripiri, que será anunciado, mas já temos o próprio parque industrial que pertence a ZPE e está em licitação o Parque Empresarial do Terminal Pesqueiro de Luís Correia”, explicou, enfatizando que ao longo de toda extensão intermodal haverão parques empresariais.

Victor Hugo é presidente da Investe Piauí (Raissa Morais)

Segundo o presidente da Investe Piauí, a política de incentivo fiscais está consolidada no estado. “A política de incentivo fiscal é importante, mas o que faz a diferença são as subvenções econômicas, a infraestrutura de equipamentos e econômica que serão anunciadas”, diz.

Victor Hugo disse que há projetos em cursos, o primeiro deles é o Termina Pesqueiro de Luís Correia com uma previsão de R$ 150 milhões de investimentos oriundos do Tesouro Estadual. “Ao longo desses 100 primeiros dias anunciaremos inúmeros outros projetos, obviamente, o desenvolvimento econômico tem Investe Piauí como agência de atração de investimentos que também serve a outras secretarias, como a Secretaria da Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural e todas essas buscam apoio e parceria com a Investe Piauí”, disse.

Victor Hugo informa que está na praça a licitação do Terminal 1 do Porto que é o terminal pesqueiro. “Temos na praça o cais e a dragagem da hidrovia e a previsão é termos a hidrovia e cais concluídos até o final do ano”, diz, enfatizando que a retroárea, que é o parque empresarial do terminal pesqueiro, a expectativa é de que seja concluída até o segundo semestre do próximo ano.

“As empresas menores também são prioritárias. Os vários braços do estado, vamos cuidar das médias e grandes empresas. Temos a Agência de Fomento que vai atuar nas pequenas empresas e nós teremos atuação nesse setor com maior receptividade e ambiente de negócios menos burocrático”, explicou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES